A diocese de Bragança-Miranda está preparada para acolher mais de dois mil jovens antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mas aguarda pelo encerramento das inscrições para avançar um número concreto, indicou hoje a organização.

“Estruturas é o que não falta”, garantiu à Lusa Conceição Borges, diretora da Pastoral da Juventude da Diocese de Bragança-Miranda, indicando que só quando encerrarem as inscrições a nível nacional é que haverá um número definitivo, já que “os grupos, normalmente, escolhem primeiro o litoral e depois é que vão mais para o interior”.

A Jornada Mundial da Juventude decorre, em Lisboa, de 01 a 06 de agosto e na semana anterior, entre 26 e 31 de julho, os jovens que participam nas mesmas, vindo de todo o mundo, são integrados nas várias dioceses do país, nas chamadas “Pré-Jornadas” ou “Dias nas Dioceses”.

“Alguns grupos” de jovens já mostraram interesse em ficar na diocese de Bragança-Miranda, segundo a organização, nomeadamente um grupo de 700 jovens de Espanha e da América Latina ligados a uma congregação feminina espanhola.

“Há mais alguns grupos que mostraram interesse, nomeadamente da Polónia e México”, acrescentou Conceição Borges, salientando que as inscrições são feitas a nível nacional e só quando estiverem encerradas é que se saberá ao certo o número de jovens que a diocese transmontana irá acolher.

A responsável local pela organização garantiu à Lusa que não faltarão condições para os receber, graças à abertura dos municípios do distrito de Bragança, que corresponde a esta diocese, e pelos quais é intenção da organização distribuir os jovens que escolherem esta região.

A fase atual é ainda de articulação entre as diferentes entidades, perspetivando-se que os municípios ficarão mais com a parte das dormidas e refeições e as paróquias estarão mais envolvidas no acompanhamento dos grupos em missões ou atividades culturais e lúdicas.

A disponibilidade de espaços para acolhimento dos jovens vai desde pavilhões a colégios, juntas de freguesia, centros sociais e mesmo instalações dos bombeiros e forças de segurança, de acordo com a responsável.

As paróquias estão também a fazer o levantamento de famílias de acolhimento destinadas a jovens casais ou jovens adultos que já estiveram noutras e querem participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, com a presença do papa Francisco.

Conceição Borges acredita que as “Pré-Jornadas” serão um momento importante para a região de Bragança, nomeadamente para as populações mais isoladas, e deu o exemplo do grupo de vem de Madrid e que “quer muito fazer experiência missionária nas aldeias”.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição deste ano, que será encerrada pelo Papa, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJLisboa2023, no dia 23 de outubro de 2022, no Vaticano, após a celebração do Angelus. Este gesto marcou a abertura mundial das inscrições para o encontro mundial de jovens com o Papa.



PARTILHAR:

Homem de 31 anos foi condenado por invadir habitação

Apanhado alegado autor de furtos em obras de construção civil