Cerca de 1500 pessoas, entre atletas e técnicos, vão estar presentes nos V Jogos do Eixo Atlântico, que se realizam em Bragança de 1 a 5 de Julho.
Trata-se de uma iniciativa de carácter bienal que conta com a participação de 16 das 18 cidades portuguesas e espanholas que constituem o Eixo Atlântico, nomeadamente, Braga, Bragança, Chaves, Ferrol, Guimarães, Lugo, Monforte de Lemos, Ourense, Pontevedra, Porto, Santiago de Compostela, Viana do Castelo, Vigo, Vila Nova de Gaia, Vila Real e Vilagarcia de Arousa. De fora ficam Peso da Régua e La Corunha.
A iniciativa envolve jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, que vão competir nas modalidades de andebol, basquetebol, voleibol, natação, atletismo e futebol de 7.
Dado que o encontro decorre no Ano Europeu da Pessoa com Deficiência, a quinta edição inaugura uma nova etapa na filosofia dos Jogos do Eixo Atlântico, ao propiciar a participação de atletas com deficiência intelectual nas provas de atletismo.
A escolha da cidade de Bragança obrigou a Câmara Municipal a antecipar a remodelação do pavilhão e piscinas municipais, que serão inaugurados no dia da abertura dos jogos, com a presença do ministro Adjunto do Primeiro Ministro, Luís Arnaut. Por outro lado, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) também acelerou a construção de um campo de futebol relvado e de uma pista de atletismo.

Hotéis lotados

Na remodelação das piscinas e pavilhão municipais, a edilidade investiu 3 milhões de euros, ao passo que o campo de futebol e pista de atletismo custaram um milhão de euros ao IPB.
Para além dos equipamentos desportivos municipais e do IPB, a organização requisitou o recinto de jogos da Escola Secundária Emídio Garcia, o pavilhão da PSP e da Escola EB 2,3 Paulo Quintela, bem como o pavilhão municipal de Macedo de Cavaleiros, onde vão decorrer os jogos de andebol.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes, os Jogos do Eixo Atlântico "estimularam a autarquia a concretizar infra-estruturas desportivas que, mais tarde ou mais cedo, teriam que surgir". Por outro lado, contribuem para esgotar a capacidade hoteleira da cidade, que não será suficiente para alojar os 1500 participantes e pais, "apesar de ter duplicado nos últimos três anos", sublinhou o edil.
Tal como aconteceu na edição que decorreu em Chaves, em 1999, em que a zona turística do Vidago ficou totalmente ocupada, também a capacidade hoteleira de Macedo de Cavaleiros ficará esgotada.
O orçamento dos jogos ronda os 100 mil euros, comparticipados em 50 por cento pelo programa INTERREG.

CAIXA
Mini Jogos Olímpicos

Os Jogos do Eixo atlântico têm carácter bienal e sede itinerante. Os primeiros realizaram-se em 1995, em 10 cidades diferentes. No ano seguinte, a comissão executiva decidiu alterar o formato para transformar o encontro numa espécie de mini jogos Olímpicos, realizados numa só cidade, com menos modalidades mas maior dimensão. Em 1997, Ferrol (Galiza) recebeu a segunda edição dos Jogos, que contaram com a participação de mais de 1000 jovens. A enchente repetiu-se dois anos depois, em Chaves, seguindo-se Ourense, em 2001. A cidade galega virou uma página na história dos jogos, ao acolher o maior evento multidisciplinar da Galiza e do Norte de Portugal, com a participação de 1500 atletas, divididos por seis modalidades.



PARTILHAR:

Vários concursos vão ter lugar em festa programada para o dia 28 de Junho

Sem vperigo de explosão