O município de Bragança quer construir três barragens no valor de 30 milhões de euros e vai tentar assegurar financiamento na fase de candidaturas em curso do Programa Nacional de Regadios, informou hoje o presidente, Hernâni Dias.

A Assembleia Municipal aprovou hoje uma revisão orçamental para incluir nas despesas da Câmara estes projetos e para aproveitar o aviso do Governo que dá um prazo até 31 de julho para mais uma fase de candidaturas a novas barragens para regadio.

A Câmara de Bragança será o promotor dos novos aproveitamentos em Rebordãos, Calvelhe e Parada, com um investimento de 30 milhões de euros dividido pelos anos de 2020 e 2021, como explicou o autarca.

O aviso do Ministério da Agricultura para candidaturas ao programa de financiamento abrange as regiões do Algarve e Sudoeste Alentejano, Litoral Norte e Centro e Interior Norte e Centro, com uma dotação financeira de 60 milhões de euros.

De acordo com as condições publicadas, o valor máximo de cada candidatura é de 15 milhões de euros e os projetos podem ser apoiados até 100% do valor do investimento elegível.

O Programa Nacional de Regadios tem uma dotação global de 560 milhões de euros e o propósito de criar, até 2023, 100 mil novos hectares de regadio em Portugal.

A fase de candidaturas em curso até 31 de julho disponibiliza 60 milhões de euros para financiamento e o autarca social-democrata de Bragança entende que “provavelmente o Governo vai ser obrigado a reforçar a dotação para dar repostas a tudo aquilo que são as solicitações dos vários municípios”.

Foto: Antonio Pereira



PARTILHAR:

Um morto num acidente de trator em Mirandela

Museu do Côa escolhido para acolher a Rede Nacional de Arte Pré-Histórica