A Câmara de Bragança atribuiu hoje 400 mil euros a nove projetos escolhidos e apresentados por munícipes no âmbito da segunda edição do Orçamento Participativo para estimular o contributo dos cidadãos na vida do município.

O Orçamento Participativo (OP) dividiu-se, pelo segundo ano, em Geral e Jovem, com cinco projetos contemplados no primeiro e quatro no segundo e selecionados entre onze admitidos para votação num espaço eletrónico criado para o efeito e que registou mais de dois mil votos, um acrescimento superior a 200 por cento em relação ao ano anterior.

Os números foram apresentados, na sessão de divulgação dos vencedores, pelo presidente da Câmara, Hernâni Dias, que adiantou que dos sete projetos aprovados no anterior Orçamento Participativo só ainda foram executados dois.

O autarca justificou que em alguns ficou acordado com os promotores que a execução ocorria no final deste ano ou em 2017.

Noutros casos surgiram obstáculos difíceis de ultrapassar, como os arranjos do Castelo de Bragança que necessitam de autorização e parecer da Direção-Geral do Património e Cultura.

O projeto foi apresentado por Fernando Alves e Carlos Fernandes, que voltaram este ano a ser os mais votados, com uma proposta para instalar uma rede wi-fi (sem fios) para acesso gratuito à Internet em toda a cidade.

Um dos promotores, Fernando Alves, admitiu hoje que "vão analisar convenientemente" com o município como executar este projeto, já que os 12.500 euros com que foi contemplado são insuficientes para disponibilizar Internet a toda a comunidade.

Este foi o projeto vencedor no Orçamento Participativo Jovem, enquanto no Geral o mais votado foi a Casa da Máscara, na aldeia de Salsas, apresentado por Filipe Caldas, que, com 42 mil euros, quer reabilitar e ampliar a antiga estação de caminho de ferro da Linha do Tua para expandir a mostra que a localidade já tem dos típicos Caretos, os mascarados das festas de inverno no Nordeste Transmontano.

Entre os projetos mais votados e contemplados com verbas do orçamento municipal estão também uma corrida Granfondo, a iluminação da ponte românica de Gimonde e área envolvente, passeios na estrada de Pinela, parque infantil na zona da Cerâmica e um complexo desportivo de modalidades de praia, em Bragança, ou uma escolinha de música em Pinela.

Os bombeiros de Bragança foram contemplados, pelo segundo ano consecutivo, com equipamento de proteção individual.

O presidente da Câmara mostrou-se satisfeito com a participação nesta iniciativa, realçando que "mostra que há efetivamente vontade de as pessoas estarem no processo, de elas próprias definirem orientações municipais ao nível da realização de atividades, da construção de infraestruturas ou outros melhoramentos".

"É um meio que as pessoas têm à sua disposição para poderem definir aquilo que lhes interessa ver concretizado pelo município", realçou.
Lusa



PARTILHAR:

Requalificação da Escola de Boticas vai avançar

Diocese vai homenagear bispo emérito D. António José Rafael