Bombeiros de Bragança adquirem Veículo de Salvamento e Assistência Especial no valor de 150 mil euros e equipado com o “melhor e mais moderno material existente em Portugal e na Europa”.

 

A Associação Humanitária de Bombeiros de Bragança comprou um equipamento de topo no valor de 150 mil euros. O Veículo de Salvamento e Assistência Especial (VSAE) é um dos mais modernos da Europa e vai garantir um melhor socorro à população.

A viatura de 19 toneladas e com 340 cavalos de potência está equipada com material específico destinado à intervenção em operações de salvamento e desencarceramento, que possam representar risco para vidas e bens, nomeadamente aquelas decorrentes de acidentes. O fato de ser um todo-o-terreno irá permitir a sua deslocação sobre condições adversas ou de difícil acesso.

Além do material para tarefas de desencarceramento, possui ainda uma ferramenta multiusos portátil a bateria, um gerador acoplado à tomada de força para iluminação noturna, uma torre telescópica com possibilidade de colocação de um balão de iluminação a ar, almofadas de elevação pressurizadas, macacos de elevação hidráulicos para grandes tonelagens, equipamento de estabilização de veículos acidentados e equipamento de salvamento em grande ângulo para permitir resgates em locais de difícil acesso.

A VSAE irá permitir, também, o combate a incêndios, equipamento de imobilização de vítimas de trauma para socorro em acidentes e ainda uma grua, com guincho próprio com capacidade de elevar 4500 quilogramas. Uma grua que poderá ser utilizada para as mais diversas atividades de salvamento ou elevação e remoção de objetos.

Esta compra representou um esforço financeiro significativo para a Associação, que suportou na íntegra a sua aquisição, sendo certo, no entanto, que, a partir de agora, os Bombeiros de Bragança estão mais preparados em termos de equipamento para enfrentaram qualquer situação adversa.
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Documentário "Eldorado" sobre imigração portuguesa

Seguindo o exemplo de Cristo