O bispo de Bragança-Miranda, José Cordeiro, divulgou hoje que vai associar-se à marcha solidária silenciosa marcada para sábado em Bragança em homenagem ao estudante cabo-verdiano que morreu no dia 31 de dezembro.

A intervenção do prelado foi anunciada num comunicado, em que a Diocese de Bragança-Miranda “lamenta profundamente a morte trágica do jovem Luís Giovani Rodrigues, aluno da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela e residente em Bragança”.

A diocese repete, no comunicado, o apelo feito na missa de domingo pelo bispo diocesano “à justiça e à paz na defesa da dignidade integral da pessoa humana, condenando todo o tipo de violência”.

A marcha marcada para sábado em Bragança termina também com uma missa celebrada pelo bispo na catedral e é uma das várias manifestações agendadas no país, desde Lisboa a Porto, Coimbra, Covilhã, em homenagem ao estudante cabo-verdiano.

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues, já tinha dito à Lusa que toda a direção do IPB estará presente na marcha e que o próprio só não estará se a data coincidir com o funeral do jovem em Cabo Verde, onde pretende deslocar-se para acompanhar as cerimónias.

 

Comunicado da Diocese de Bragança-Miranda

"D. José Cordeiro vai associar-se à Marcha Solidária silenciosa que se irá realizar no sábado nas ruas de Bragança

A Diocese de Bragança-Miranda lamenta profundamente a morte trágica do jovem Luís Giovani Rodrigues, aluno da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela e residente em Bragança. 

Ontem, Domingo da Epifania do Senhor, D. José Cordeiro presidiu à Eucaristia, na Catedral, na qual rezou pelo jovem escuteiro e organista na Paróquia dos Mosteiros, Ilha do Fogo, Diocese de Santiago em Cabo Verde. Na união de orações com a família, com o Instituto Politécnico e com as comunidades diocesanas, fez-se um apelo à justiça e à paz na defesa da dignidade integral da pessoa humana, condenando todo o tipo de violência. 

Hoje mesmo, o Bispo Diocesano presidiu à Eucaristia de 7.º Dia, no santuário de Nossa Senhora das Graças e na igreja de S. João Batista, em Bragança.

No próximo sábado, 11 de janeiro, D. José Cordeiro vai associar-se à Marcha Solidária silenciosa que sairá às 15.00h do Instituto Politécnico de Bragança, percorrendo as artérias da cidade de Bragança, culminando com a celebração da Eucaristia, às 17h00, na Catedral."



PARTILHAR:

Agricultores pedem apoio financeiro para estragos em estufas em Vila Real

PJ garante que está “fortemente empenhada” no caso do estudante