A Aeronorte, operadora aérea à qual foi entregue o contrato, por ajuste directo, das ligações aéreas entre a capital portuguesa a Trás-os- Montes, vai retomar, dentro de dias, o percurso Lisboa- Vila Real- Bragança. Espera-se que no início do próximo mês sejam recuperados os quatro voos diários de serviço público.

Na apresentação da aeronave que fará o circuito, o presidente da empresa, José Ribeiro, aproveitou ainda para falar dos novos projectos para beneficiar a região transmontana, incluindo voos turísticos a partir do novo hangar que a Aeronorte está a construir em Bragança.

\"O Instituto Nacional de Aviação Civil está a trabalhar empenhadamente e o Governo está a colaborar muito bem, pelo que não deverá demorar muito para o primeiro voo\", explicou, adiantando que, \"pelo menos durante seis meses, até à adjudicação definitiva por concurso público, a Aeronorte assegurará a carreira aérea, alargando o âmbito dos voos executivos que costuma fazer\".

Recorde-se que as ligações em causa estão paradas desde o dia 17 do mês passado, devido a dificuldades técnicas e financeiras da antiga operadora, a Aerocondor. O governo acabou por rescindir o contrato, quando foi tornado público que a empresa nem sequer possuía os seguros obrigatórios.

O bimotor L410 foi alugado na República Checa em sistema de wet- leasing, \"tem licença para operar na União Europeia e já vem com a respectiva tripulação, embora vá operar com um co-piloto português\", continuou José Ribeiro. Apesar de ter capacidade para 19 passageiros, devido à pista de Vila Real ser curta, a empresa só poderá transportar 14 passageiros.

A Aeronorte, que faz agora 20 anos, tem já outros projectos em vista para Trás-os-Montes, aproveitando o novo hangar, cuja construção deverá terminar no final deste ano.

Está já em curso um estudo que prevê voos internacionais turísticos a partir de Bragança, que obrigam à aquisição de aeronaves de grande porte (com um máximo de 50 passageiros). Antes desse investimento, a Aeronorte disponibilizará também voos para Paris, em especial no Verão, aproveitando \"a presença dos emigrantes\", concluiu José Ribeiro.



PARTILHAR:

1800 metros

Investimento está envolto em secretismo