Bragança celebrou 552 anos num dia em que até o sol ajudou a fazer de sábado uma diversão constante para as centenas de crianças que andaram de balão ou exibiram os seus talentos perante os seus concidadãos.

 

Durante o dia de ontem, que mais parecia de primavera, a população brigantina correspondeu massivamente ao apelo da autarquia por ocasião do 552º Aniversário de Bragança Cidade. Entre as muitas atividades, destacaram-se o Balão de ar quente, a torre multiatividades do Exército, bem como a atuação de várias tunas e grupos de dança. Todas fizeram as delícias da multidão presente que não deu o dia por perdido, bem pelo contrário.

Os rostos de contentamento das inúmeras crianças que, ora subiam no balão, ora escalavam a torre do exército, fizeram deste aniversário banhado a raios de sol um estrondoso sucesso. Tanto que o balão de ar quente, por exemplo, seria suposto terminar as viagens ao meio-dia, mas, dada a afluência, o tempo foi aumentado pela autarquia e o balão esteve disponível, também, durante a tarde, já que uma fila interminável dava meia volta à Praça Camões. Como o balão levava, apenas, quatro pessoas, houve muitas que não se importando, esperaram entre uma a duas horas pelo passeio que as levou a uma altura de 30 metros, onde puderam contemplar a vista maravilhosa que esta cidade tipicamente nortenha proporciona.

Depois de almoço, pelas 14 horas, decorreu o Hastear de bandeiras, seguindo-se a Sessão Solene na Sala de Atos do Teatro Municipal que decorreu, como o próprio edil da autarquia brigantina referiu, num “ambiente familiar”. 
“Temos 17 grupos que estão a colaborar connosco com cerca de 450 pessoas diretamente envolvidas no realizar de diversas atividades para o município em diversos locais. Locais onde, inclusivamente, nunca houve qualquer tipo de animação com a vontade de darmos uma dinâmica diferente à nossa cidade, envolvendo a comunidade”, salientou Hernâni Dias, visivelmente satisfeito com o decorrer das festividades.

O autarca considera que a iniciativa, apesar de “menos formal”, foi ambiciosamente “bem-sucedida”, pois a participação das pessoas ultrapassou as melhores expetativas. “Conseguimos mobilizar as pessoas, tê-las a participar, envolvê-las, sentirem-se parte integrante da sua própria cidade porque, verdadeiramente, o aniversário é da cidade”, arrematou o autarca, que desvenda uma carteira cheia de projetos a realizar a curto prazo, ainda em 2016, na capital nordestina. “Iremos finalizar a construção da terceira residência para estudantes, a Domus Universitária. Temos o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita que vai ser construído ainda durante este ano. Temos a Zona Industrial das Cantarias que se vai iniciar e que vamos conseguir concretizar em 2017. É um investimento de 4 milhões de euros. Temos, também, a reabilitação do Bairro Social da Coxa que é um investimento de um milhão de euros naquilo que tem a ver com a coesão social, no sentido de proporcionarmos às famílias mais carenciadas melhores condições de vida”, adiantou Hernâni Dias, à margem do aniversário, referindo-se, também, a outros projetos de âmbito imaterial, sublimando a sua importância. “Esses sim acabam por fazer aquilo que está a acontecer aqui hoje e que é a dinamização da cidade”, exprimiu.

O autarca garante haver “um pensamento muito positivo e com uma estratégia muito bem definida ao nível da captação de turistas, ao nível da captação de investimento para a cidade e para o território no seu conjunto e de fixação de pessoas na nossa região”. “Temos variadíssimas medidas que já estão adotadas, que vão ser implementas e estou certo que, no final, conseguiremos ter sucesso naquilo que estamos a planear para o futuro da nossa cidade e do nosso concelho”, asseverou Hernâni Dias.

O espetáculo comemorativo, propriamente dito, “Viver Bragança, 552 anos de cidade”, teve lugar pelas 15h30 na Praça da Sé com vários momentos de dança protagonizados por diversas escolas da cidade.

No final, o muito público presente pode deliciar-se com vários bolos de aniversário que, juntos, fizeram um só como se de uma mensagem simbólica se tratasse e como não podia deixar de ser o champanhe foi distribuído para todos brindarem a mais um aniversário, desta feita aos 552 anos de Bragança Cidade.
 

Fotogaleria: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/552o-aniversario-braganc...



PARTILHAR:

Assinatura da Carta Europeia de Línguas Minoritárias

Quinze anos de associativismo