Foram entregues sete cadeiras de rodas, três andarilhos fixos e quatro pares de canadianas, no valor de 1800 euros, correspondente à entrega, em 2016, de três toneladas de tampas e garrafas plásticas.

 

Aconteceu na passada sexta-feira, dia 6 de janeiro, ao final da tarde, a cerimónia de entrega do material ortopédico angariado pela Azimute a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s) dos concelhos de Bragança, Vimioso e Vinhais.

Durante o evento, que decorreu no Mercado Municipal de Bragança, foram entregues sete cadeiras de rodas, três andarilhos fixos e quatro pares de canadianas, no valor global de 1800 euros, correspondente à entrega, em 2016, de três mil quilogramas (kg) de tampas e garrafas plásticas.

“A Azimute tem dado muitas tampas e, felizmente, esta campanha, que começou em 20016, tem tido muito sucesso. Até hoje já entregámos material num valor superior a 14 mil euros, já com a entrega de hoje”, começou por adiantar à Comunicação Social o membro fundador e presidente da direção da Azimute – Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente.

“Estamos a falar de cadeiras de rodas, camas articuladas, andarilhos, canadianas, colchões ortopédicos, tudo material que não é de desgaste e que poderá, eventualmente, ser depois utilizado por outras pessoas”, fez questão de sublinhar João Cameira.

Apenas uma das cadeiras de rodas entregues sexta-feira foi para um particular. O restante material ortopédico teve como destino três concelhos do distrito de Bragança, mais precisamente, a Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes (ASCUDT), a Cruz Vermelha e o Centro Social de Rebordãos, as três instituições do concelho brigantino, a Farmácia Liberal, de Vimioso, em nome de um particular, e para terminar, a Cruz Vermelha de Vinhais.

Quanto à recolha do material plástico, tampas e garrafas, o principal responsável pela associação juvenil sem fins lucrativos deixa aqui um agradecimento “a muitos anónimos” pelo “trabalho incrível” que fazem ao doarem todo este material e sem os quais nada disto seria possível. “Já não é só as tampas, são também as garrafas plásticas, é tudo importante e por ser um recurso valorizável, o plástico, é que nos permite depois, através da reciclagem, receber a verba que nos permite comprar o material ortopédico”, salientou João Cameira, frisando que as pessoas podem entregar as tampas e as garrafas diretamente no Mercado Municipal, onde, aliás, se localiza o armazém da Azimute, no hospital, no Instituto Português da Juventude ou fora de Bragança através das várias IPSS´s espalhadas pelo distrito.  

A Azimute começou a recolha de tampas a 25 de Outubro de 2006, ao abrigo da campanha "Já deste muitas tampas?". Sendo que, até ao dia de hoje, já foi adquirido e entregue material ortopédico no valor de 13526 euros, montante angariado apenas com a entrega de 21320 kg de tampas. No total, foram entregues 36 cadeiras de rodas, uma cadeira de banho específica, duas cadeiras de banho, três camas ortopédicas, três colchões tripartidos, cinco colchões anti-escaras, duas cadeiras de rodas em liga leve, nove andarilhos, dois andarilhos com rodas, 13 pares de canadianas, um colete de imobilização, um separador de coxas, dois discos de transferência, três grades rebatíveis e três almofadas anti-escaras.

Para além de incitar ao desenvolvimento de uma consciência ambiental, incutindo rotinas de reciclagem de plástico, o qual, no meio natural levaria 150 anos a degradar-se, esta campanha tem desempenhado, também, um importante papel de solidariedade contribuindo decisivamente para a melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Para terminar, resta dizer, ainda, que esta campanha ambiental e de solidariedade social tem tido um apoio fundamental por parte do município de Bragança e conta como principal parceiro a Resíduos do Nordeste, que promete, desde já, participar novamente nesta campanha com a Azimute em 2017.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Circuito Automóvel de Vila Real recebe provas em dois fins de semana

Quatro emigrantes portugueses morrem em despiste de autocarro