A Albufeira do Azibo acolhe no sábado a realização do percurso pedestre do projeto intermunicipal "Trilhar Concelhos", promovido em conjunto pelos municípios de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé, anunciou a organização.

Segundo os promotores da iniciativa, os dois concelhos convidam todos os interessados a percorrer a Pequena Rota Trilho Ricardo Magalhães, com início junto à capela da aldeia de Santa Combinha, em Macedo de Cavaleiros.

Este trilho está integrado na rede de 24 percursos de Pequena Rota homologados no concelho de Macedo de Cavaleiros e está classificado com um grau de dificuldade "Fácil".

Com uma extensão de 4,2 quilómetros e um desnível de 86 metros ao longo do percurso, este Trilho segue em direção ao miradouro de Santa Combinha, onde se inicia um percurso circular que acompanha a margem da Albufeira do Azibo e integra a Estação de Biodiversidade existente naquele território.

 

Um projeto intermunicipal

A iniciativa “Trilhar Concelhos” insere-se num projeto intermunicipal promovido por Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé. Aproveitando a excelência da natureza do Nordeste Transmontano, os municípios juntaram-se para promover os seus territórios ao mesmo tempo que incentivam a atividade física dos seus munícipes e turistas que visitam a região, num projeto cujo primeiro percurso se realizou na aldeia de Morais, a 27 de abril.

Depois do Trilho “Ricardo Magalhães”, realiza-se a 26 de outubro o “Trilho de Alvazinhos”, que terá como pano de fundo os tons de Outono da serra de Bornes e as paisagens únicas sobre o vale da Vilariça, terminando na zona histórica de Alfândega da Fé.

A primeira edição dos “Trilhos Concelhios” encerra a 14 de dezembro com a “Travessia da Serra de Bornes”. Os dois municípios desafiam os participantes a seguir o conselho de Miguel Torga e a irem “calcar trilho e pisar a sombra que o corpo faz na terra". Para tal é lançado o desafio de atravessar a serra de Bornes, uma prova para estimular os sentidos, de superação individual e de respeito pela natureza, ligando Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros.



PARTILHAR:

João Fernandes assume hoje direção do Instituto Moreira Salles no Brasil

Espaço da feira de Vila Flor vai ser alargado no próximo ano