A s ligações aéreas entre Bragança, Vila Real e Lisboa são retomadas hoje, depois de terem sido interrompidas no passado dia 17 de Março, por problemas técnicos e financeiros da empresa anteriormente concessionária da carreira, a Aerocondor.

A Aeronorte, a nova operadora, que vai fazer a ligação nos próximos nove meses, por ajuste directo com o governo, enquanto decorre um novo concurso internacional, deverá também disponibilizar viagens ao fim-de-semana, quando até agora só se realizavam viagens aos dias úteis. Uma informação que já tinha sido avançada pelo presidente do Conselho de Administração da empresa, José Ribeiro, e agora confirmada em comunicado emitido pelo gabinete do Secretário Adjunto das Obras Públicas e Comunicações \\"em caso de excesso de procura, poderão ser realizados voos ao fim de semana\\", pode ler-se.

O primeiro voo de hoje, sai de Bragança às 730 horas; 25 minutos depois deverá aterrar em Vila Real, terminando a ligação à capital por volta das 9:10.

Os bilhetes vão continuar a custar o mesmo preço 117 euros ida e volta entre Bragança e Lisboa, menos dez euros para parte e regressa a Vila Real. O Estado comparticipa o serviço em cerca de 1,2 milhões de euros anuais. As novas aeronaves de fabrico checo possuem sanitários e mais espaço interior, garantindo maior conforto aos passageiros. Os L-410 têm capacidade para 19 passageiros, mas devido às limitações do aeródromo de Vila Real, só deverão transportar 14 de cada vez. Depois de um ano marcado pela irregularidade, com mais de 150 voos cancelados, o Governo exige no novo contrato que \\"o número de voos cancelados não deve exceder os três por cento\\". Os atrasos superiores a 15 minutos também só serão permitidos até uma percentagem de 15%.

Em 2007 viajaram de avião entre as cidades de Vila Real e Bragança e a capital portuguesa, de segunda a sexta-feira, em quatro voos (dois em cada sentido) por dia, perto de 10 mil pessoas.



PARTILHAR:

contra as últimas atitudes do IVDP

Eleições este mês