Conhecer palmo a palmo as terras do Nordeste transmontano é hoje uma tarefa fácil e pode conter boas doses de aventura. Com alguns dos melhores cenários para a prática da canoagem, BTT e orientação, o concelho de Macedo dos Cavaleiros não tem um só quilómetro que esteja fora do alcance dos olhos dos visitantes mais aventureiros. \"Ao Encontro do Azibo\" é o programa que lidera as preferências entre as propostas lançadas pela empresa Nordeste Aventura.

Rui Morais, que, juntamente com João Ferreira e Sérgio Borges, criou a Nordeste Aventura, em 2006, para colmatar uma lacuna no turismo ativo desta região, assegura que os clientes só precisam levar na bagagem boa disposição. \"Todo o equipamento necessário para o transporte e realização das atividades é disponibilizado por nós. O material utilizado, tais como as bicicletas, capacetes e caiaques, é o mais confortável e seguro possível. Os clientes só terão de se preocupar em usufruir ao máximo das condições naturais do meio envolvente, tendo em conta que a grande variedade de opções, tanto ao nível de dificuldade como dos traçados e cenários escolhidos, são características que vão influenciar o grau de satisfação no final da ação.\"

Os passeios temáticos e os raids constituem o prato forte da programação: \"Numa região tão rica histórica e culturalmente, com toda a sua flora e fauna, facilmente se programam passeios temáticos ao longo do ano, aproveitando sempre as características de cada estação.

Na nossa agenda de atividades vão surgindo rotas/passeios temáticos, das quais gostaríamos de destacar a Rota da Água e do Vinho, a Rota do Azeite e, por último, a que tem sido uma grande aposta nossa, a Rota da Castanha\", assinala Rui Morais, não deixando também de mencionar a forte adesão aos raids.

Sem qualquer vínculo competitivo (que normalmente é associado aos raids), na Nordeste Aventura estes desafios seguem uma dinâmica de passeio, como explica o responsável: \"O nosso objetivo é proporcionar aos amantes do todo terreno um contacto com outras atividades e promover os produtos locais. Tentamos sempre durante estes passeios introduzir desportos de aventura e visitas a museus, sem deixar de dar a conhecer o que de melhor existe na nossa região ao nível gastronómico\".



PARTILHAR:

Queremos um aeródromo regional

2010 é decisivo para a UTAD