cJuntas de freguesia de Macedo de Cavaleiros com capacidade de execução operacional reforçada através da transferência de verbas num montante a rondar os 200 mil euros por parte da Câmara Municipal.

 

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros irá reforçar a capacidade operacional de todo o concelho através de acordos de execução com as suas 30 juntas de freguesia.

“Cumprindo uma política focada no benefício das populações locais”, serão abrangidas todas as juntas e uniões de freguesia que, “oportunamente”, deliberaram nos seus órgãos aceitar a celebração da execução dos referidos acordos, traduzindo-se na transferência, durante o corrente ano, de um montante global próximo dos 200 mil euros. 

Os acordos traduzem-se na delegação de competências da câmara municipal para as juntas de freguesia para a gestão da manutenção de espaços verdes, limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, assim como a reparação e substituição de mobiliário urbano em espaço público. Nas freguesias com estabelecimentos de educação em funcionamento, nomeadamente, pré-escolar e primeiro ciclo, competirá às juntas a realização de pequenas reparações e a manutenção dos espaços envolventes a essas escolas.

A transferência das verbas fixa-se em 20 por cento do Fundo de Financiamento das Freguesias recebido anualmente e reportado ao ano anterior. A celebração dos acordos foi aprovada por unanimidade na última sessão ordinária da Assembleia Municipal, decorrida a 23 de fevereiro, sob proposta, também aprovada por unanimidade, da município. 

Duarte Moreno considerou que os acordos são fundamentais para o reforço da capacidade das juntas de freguesia e para melhor responder às necessidades da população. “Estamos a cumprir o compromisso que assumimos. O reforço da capacidade de intervenção das nossas juntas de freguesia é fundamental para o desenvolvimento do nosso concelho”, defendeu o edil, acreditando que, desta forma, “o esforço financeiro da autarquia responderá melhor aos anseios dos macedenses”.

 

Fotografia: Carlos Areosa

 



PARTILHAR:

Homem morre após acidente com trator em Medeiros

Dois detidos por posse de arma proibida