Câmara Municipal de Bragança assina protocolos de colaboração anual com 22 entidades culturais, artísticas, recreativas, humanitárias e de solidariedade social do concelho no valor de 67850 euros.

 

O município brigantino atribuiu, no âmbito dos protocolos assinados na passada sexta-feira, dia 5 de maio, 67850 euros a 22 coletividades culturais, artísticas, recreativas, humanitárias e de solidariedade social do concelho.

O número de entidades apoiadas e o montante atribuído tem aumentado ao longo dos últimos anos. Entre 2014 e 2017, as coletividades a receber as verbas da autarquia passaram de 16 para 23, enquanto o montante subiu cerca de 15 mil euros nos últimos três anos, de 52600 para 67850 euros. 

“Nós estamos a apoiar, de facto, o movimento associativo ligado à parte recreativa, cultural e social e é uma forma, também, do próprio município dar o seu contributo para a dinamização destas associações”, começou por declarar o edil brigantino à Comunicação Social, realçando o “trabalho meritório” e o “excelente trabalho” desenvolvido pelas mesmas.

“Damos o nosso contributo para que as associações se mantenham ativas, para que continuem a promover atividades de dinamização da cidade e do concelho porque algumas delas são do meio rural” destacou Hernâni Dias, para quem “muitas iniciativas que elas desenvolvem são de grande relevância e têm um grande impacto na sociedade civil”.

No fundo, de acordo com o edil brigantino, trata-se de colaborar com o movimento associativo para que este “continue vivo, realize atividades e para que as pessoas sintam, também, algum conforto quando percebem que o próprio município dá o seu contributo para a concretização dos objetivos e dos planos de atividades que nos são presentes”.   

A título de exemplo, a Associação Cultural, Recreativa e Ambiental de Palácios receberá da autarquia o montante de 3500 euros, naquela que é uma verba semelhante à do ano transato.  “A associação realiza um festival, o “Lombada, Música e Tradição”, e sem este apoio era impossível realizá-lo. A associação é relativamente pequena, é na aldeia de Palácios, que está cada vez mais envelhecida, os jovens tiveram necessidade de sair da aldeia e, de outra forma, não conseguiríamos realizar um festival que já vai para o seu 18º ano consecutivo”, sublinhou o presidente da direção, Raúl Tomé.

A cerimónia protocolar, onde estiveram presentes os vários representantes das coletividades, teve lugar na Sala de Formação no Edifício do Balcão Único de Atendimento do município de Bragança pelas 18 horas.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Dois detidos por tráfico de estupefacientes em Bragança

Prémio D. Diniz 2017 da Casa de Mateus para Mário Cláudio