As lojas da cidade de Bragança abriram hoje “engalanadas” com carpetes coloridas e outros motivos, numa iniciativa da associação comercial para “criar um ambiente alegre e acolhedor” na nova fase do desconfinamento face à pandemia de covid-19.

A Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB) decidiu surpreender os associados no dia que “representa a abertura de todos os setores de atividade, ainda que continuem a funcionar com regras apertadas de controlo da pandemia”, como informa em comunicado.

Durante a madrugada de hoje, a ACISB colocou balões, carpetes coloridas e cartazes com a frase “Juntos somos mais fortes, estamos todos de volta”, na porta de 219 estabelecimentos comerciais do centro da cidade de Bragança, onde há maior concentração de lojas.

Para o período da tarde programou também “alguns momentos musicais, sem hora nem lugar marcado, igualmente para produzir o efeito surpresa e criar um ambiente alegre e convidativo para usufruir da cidade e dos seus espaços comerciais”.

“Com isto a ACISB não dá como encerrada a luta contra a pandemia, insistindo junto dos associados na necessidade absoluta de continuar a cumprir as regras, para evitar facilitismos, porque só com um comportamento responsável e continuado o cenário se poderá voltar a abrir, para que o comércio possa voltar a trabalhar com toda a sua capacidade, como é desejável”, ressalva.

A iniciativa de hoje inclui ainda uma vertente de “solidariedade, consciencialização e agradecimento, com a colocação das duas dezenas de corações que foram criados pelas Instituições de Particularidade de Solidariedade Social (IPSS)” da região.

Estes trabalhos foram feitos para homenagear os profissionais da saúde e demais profissionais que, na luta contra a covid-19, sempre estiveram e continuam na linha da frente.

Depois de terem sido colocados, durante semanas, no gradeamento do Hospital de Bragança, os trabalhos estão nesta segunda-feira na Praça da Sé, associando-se à ação de incentivo ao comércio no dia em que começa nova etapa do desconfinamento.

“Tudo isto para homenagear também a resiliência dos comerciantes e prestadores de serviços que, do ponto de vista económico, há um ano que vivem dias dramáticos de luta pela sobrevivência”, justifica.

O distrito de Bragança registava, no último boletim oficial das autoridades de saúde, datado de sexta-feira, 58 casos de infeção ativos pelo novo coronavírus, sendo que metade dos 12 concelhos não tinha qualquer ocorrência.

O concelho de Mirandela tinha 25 casos, o de Miranda do Douro 12, Bragança 11, Vinhais cinco, Macedo de Cavaleiros quatro e Vila Flor um.



PARTILHAR:

Associação contra mina de lítio em Boticas lamenta conformidade de Estudo Ambiental

Marcelo e Costa reúnem-se em Andorra com representantes da comunidade portuguesa