Luís Ferreira, historiador, colaborador do Diário de Trás-os-Montes com um curriculum muito vasto, apresentou no sábado o seu último livro intitulado, “Forais e Pelourinhos do Distrito de Bragança”, pelas 16horas no Auditório do Centro Cultural Adriano Moreira.

A sala estava completa para ouvir e os livros esgotaram, mas está já prometida nova edição, que contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Hernâni Dias.

Um momento musical antes do início da Apresentação do meu livro, contou com atuação de um grupo reduzido da Associação do Bairro da Mãe de Água que dedicou dois fados ao autor.

O livro foi apresentado pelo Eng. Jorge Nunes que que fez o elogio dos autores, Luís Ferreira na escrita e Luís Canotilho nas imagens, quer fotos quer desenho e pintura.

O público atento ouviu depois as palavras do Dr. Luís Canotilho explicar o processo que levou à criação e algumas imagens inéditas e de como se envolveu num projeto que tem a ver com as suas memórias enquanto jovem na descoberta da identidade dos transmontanos.

Luís Ferreira, o autor da obra, contou-nos as habituais angústias dos criadores, que muitas vezes produzem trabalhos que ficam anos na gaveta, que foi o caso deste livro que esteve 6 anos à espera da sua oportunidade de ver a luz do dia.

Do livro realçou a importância de apresentar a história e o foral de cada pelourinho, acrescentando um aos já conhecidos e anteriormente divulgados, tratando-se do pelourinho de Mós em Moncorvo, que está destruído, mas que existe parte no Museu do Ferro desta localidade.

Luís Ferreira brindou-nos depois com uma lição de história, onde foi apresentada a importância dos pelourinhos na definição da uma estratégia de implantação da nacionalidade e do poder político nas regiões periféricas.

A fechar o Dr. Hernâni Dias lembrou a importância da preservação da memoria histórica da região que conta sempre com o apoio da autarquia de Bragança, espelhada da edição de vários livros e apoio efetivo a todos os autores.

Fotos: Antonio Pereira e Fernando Cordeiro.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

A melhor Festa da Cereja de sempre

Vencedores do concurso de Vinhos do Douro