Foi ontem apresentado o livro “Congressos Transmontanos (1920-2020) – Unir o tempo do passado, do presente e do futuro”, da autoria de Jorge Nunes, na presença de inúmeros convidados e público que lotava por completo a sala de Atos do Município de Bragança.

Com esta obra, Jorge Nunes quis deixar para memória futura, o retrato dos quatro “Congressos Transmontanos” realizados até hoje, sendo que fez um século no passado mês de setembro sobre a realização do primeiro, realizado no tempo de primeira república.

Sobre este livro Adriano Moreira, escreve “este livro, … fortifica a importância da identidade da comunidade transmontana para enfrentar os inquietantes desafios para a resposta ao último desafio, que é o futuro”.

Fernando Sousa que prefacia o livro, afirma dado momento “o presente trabalho, da autoria de Jorge Nunes, revela-se da maior importância para a história de Trás-os-Montes”, “pela sua informação exaustiva que nos fornece” e “porque aprofunda os temas desenvolvidos através da consulta de outras fontes”, “biografias” “comentários e repercussões dos congressos”.

Segundo Fernando Sousa, Prof catedrático, realça que por fim lança o desafio da realização de uma “Assembleia Magna em 2022, para reconquistar o poder da palavra”.

“É uma obra importante, de um grande transmontano, que valoriza todo o trabalho realizado em prol do desenvolvimento ativo que a região tem alcançado no último século através destes congressos, não esquecendo o ponto de situação atual e o muito trabalho que ainda precisa e deve ser feito”, considerou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, na abertura da sessão.

A apresentação do livro contou, também, com a presença de Jorge Fidalgo, Presidente da CIM-TTM (promotora da sessão), de D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga, e de Fernando de Sousa, investigador e coordenador do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, entre outros.

 Os direitos de autor revertem integralmente, para a Delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Cuidados: Lagarta do Pinheiro

Festival “Vinte e Sete” celebra o teatro em Bragança e Vila Real