O Instituto Politécnico de Bragança foi o primeiro do país a avançar com o Projecto ISU- Interface SEF/Universidades, que vai facilitar e agilizar o processo de inscrição de alunos estrangeiros na instituição.

O projecto assenta numa aplicação informática que possibilita que nas escolas que integram o IPB seja possível aceder aos dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras sobre a situação dos estudantes no nosso país, podendo os alunos fazer a matrícula sem uma ida prévia aqueles serviços.

O projecto ISU foi lançado ontem em Bragança com a presença da secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, mas será alargado a todos os institutos politécnicos do país. A titular da pasta referiu que é uma iniciativa \"importante\" com vista à integração de estudantes que escolhem Portugal para fazer os seus cursos, \"uma vez que torna a regularização dos alunos mais fácil\", explicou.

Até agora o ISU só estava a ser usado na Universidade de Aveiro, onde foi desenvolvido o projecto-piloto, mas a sua execução prática arrancou no IPB, onde já pode beneficiar este ano lectivo os alunos que vieram estudar para Bragança oriundos de países fora da União Europeia, nomeadamente da Costa Rica, Panamá e outros países da América Latina. A próxima instituição a aderir será a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

O presidente do Politécnico brigantino, Sobrinho Teixeira, referiu que o programa também facilita o trabalho nos serviços académicos \"ao poderem interagir com o SEF\".



PARTILHAR:

Lenocínio e auxílio à imigração ilegal

Freguesia de Castanheiro do Norte