O secretário de Estado das Comunidades, António Braga, apelou hoje aos portugueses que pretendam trabalhar no estrangeiro para se informarem antes de saírem de Portugal, de modo a evitarem situações como a que se vive na Holanda.

\"Antes de aceitarem o trabalho, os portugueses devem informar- se sobre a empresa que os quer contratar, o tipo de trabalho que vão fazer, as condições e o contrato que vão assinar\", disse António Braga.

O titular da pasta da Emigração falava na sequência dos casos de alegada exploração laboral envolvendo portugueses que foram mais uma vez denunciados na Holanda.

Nas últimas semanas têm surgido notícias de portugueses, alegadamente vítimas de exploração laboral, que estarão a trabalhar na Holanda em regime de quase escravidão e a viver em condições degradantes.

\"Estas notícias têm sido muito divulgadas pela comunicação social e as pessoas têm de ter consciência e não pensar que só acontece aos outros\", acrescentou o secretário de Estado.

António Braga garantiu ainda que Portugal está a acompanhar o caso em cooperação com o Governo holandês, que está a investigar as alegadas empresas fraudulentas.

Os portugueses chegam à Holanda através de anúncios de jornal colocado por pseudo-empresas angariadoras de \"mão-de-obra barata que lucram, no mínimo, 10 euros por cada trabalhador [por hora] e não fazem quaisquer descontos\", explicou o conselheiro das Comunidades Portuguesas na Holanda, José Xavier.

Esses emigrantes não falam holandês, a maioria também não sabe inglês, são obrigados a trabalhar entre 14 a 16 horas diárias e alojados em casas sem as mínimas condições, acrescentou.



PARTILHAR:

Situação de seca

Portugueses que querem trabalhar no estrangeiro devem informar-se