O Douro tem mais 700 camas de alojamento, criadas desde 2007, um número que está a ajudar a região a ter mais um «ano vintage» em termos de procura turística.
António Martinho, presidente da Entidade Regional Turismo do Douro, fez hoje, Dia Mundial do Turismo, um balanço «muito positivo» para a região demarcada.

O responsável, que falava à margem da apresentação do Festival das Aldeias Vinhateiras, em Alijó, referiu que, em três anos, o número de camas em alojamento turístico passou das 2.500 para as 3.200. \"Um grande salto\" que, para o responsável, está a ajudar nas \"boas taxas de ocupação\" que as unidades hoteleiras estão a registar este ano.

António Martinho contabiliza mais hotéis, mais turismo em espaço rural, que resultaram da construção de novas unidades ou da reconversão de outras mais antigas.

No entanto António Martinho diz não compreender porque não deixam contabilizar como dormidas turísticas as dormidas nos barcos hotel. \"Em Lisboa e Porto são contabilizadas como dormida turística e, aqui no Douro, não\".

No ano passado 18.000 pessoas transpuseram uma eclusa no rio Douro.

Os milhares de turistas que dormem no rio a bordo de um barco hotel poderiam, segundo as contas do responsável, ajudar a reforçar o orçamento disponível para afirmar a marca Douro. \"Forçosamente temos de mudar este critério\", sublinhou.

Segundo António Martinho, depois de um arranque tardio este ano por causa das condições de navegação no rio, o turismo fluvial está a também a recuperar, considerando que os números registados em 2009 poderão ser ultrapassados.

Em Setembro a região desmarcada vive o mês mais movimentado por causa das vindimas, que atraem milhares de turistas. \"Este mês tem sido de procurar onde se consegue uma marcação de última hora para dormir\", salienta. Mas o Douro quer \"prolongar esta época alta\" e, por isso, de acordo com António Martinho, vão ser promovidas outras actividades, como os concertos de música antiga em espaços religiosos. Esta iniciativa, que vai decorrer no Outono, é organizada pela Turel - Cooperativa de Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso.



PARTILHAR:

Detido e levado para a prisão

Mirandela e Valpaços com 20%