O Solstício do Verão vai ser celebrado na segunda-feira ao pÎr-do-sol, entre as 20:00 e as 20:45, num antigo altar de pedra em Chãs, concelho de Vila Nova de Foz CÎa.

Pelas 18:30, um cortejo alegórico partirá, com várias personagens, em representação dos antigos sacerdotes druidas, do adro da aldeia, até ao local das celebrações, ao som de gaiteiros de Miranda - Anda Camino.

O ato será antecedido com leitura de poemas e rituais de xamanismo, dedicados à cura da terra, ao som de tambores e gaitas de foles e interpretações de viola de arco pelo actor e músico, João Canto e Castro.

A Pedra do Solstício, situada nos arredores da aldeia de Chãs, no monte dos Tambores, trata-se de um imponente bloco granítico arredondado, com três metros de diâmetro, que se supõe ter sido posto de observação astronómico e local de culto, desde o neolítico e calcografia, por antigos povos que habitaram esta área.

O local fica a curta distância de outro templo solar, o Santuário da Pedra da Cabeleira, onde são celebrados os Equinócios, ambos os locais sobranceiros a alguns dos principais núcleos de gravuras rupestres classificados como Património da Humanidade.

Segundo estes \"adoradores do Sol\", há já quem classifique aqueles alinhamentos sagrados como o \"Stonehenge português\", visitado por inúmeros especialistas e investigadores.

Para o professor catedrático e investigador, Moisés Espírito Santo, que considera que \"os livros de história têm ignorado a cultura dos nossos antepassados lusitanos, procurando fazer crer que estes eram uma horde de selvagens, atrasados e ignorantes\", estes santuários revelam antes, um povo \"libertário e ocioso da sua independência e cultura, e que se opÎs aos seus colonizadores\".

Do programa consta ainda uma romagem à \"Pedra Fernando Assis Pacheco\", onde será depositada uma coroa de flores, e um espectáculo, pelas 22:00, com animação do grupo musical - Toca a Cantar.

A iniciativa da Comissão Organizadora das Celebrações do Solstício, nos Alinhamentos Sagrados dos Tambores, conta com o apoio da Autarquia e da Junta de Freguesia locais, e da CALCATERRA - Agroturismo em Mêda.

O verão começa segunda feira, dia 21 de Junho, às 11:28, naquele que será o dia maior do ano, em termos de horas de Sol.



PARTILHAR:

UTAD

19 e 20 de Junho