O Teatro Meridional está a ultimar o espectáculo «Por detrás dos montes», que vai dar continuidade à linha programática de criação do espectáculo \"Para além do Tejo\" (Prémio Nacional da Crítica 2004).

Através das vivências dos diferentes criadores participantes, recolhidas no Nordeste Transmontano, está a ser criado um espectáculo em que a palavra não é a principal forma de comunicação. A peça contém um código mais universal de entendimento, onde o texto foi substituído pela linguagem gestual, a narrativa cénica está praticamente ausente de palavra e o trabalho do actor é sustentado na expressão física por meio de quadros interligados por uma paisagem sonora.

O espectáculo constrói-se a partir de improvisações temáticas, à volta de conceitos que a equipa produtiva e criativa identificou como principais identificadores da região. Trata-se, em suma, de um projecto sobre a identidade do universo cultural do Nordeste Transmontano.

Os elementos do Teatro Meridional estiveram nos últimos dias distrito para uma primeira residência artística no Teatro Municipal daquela cidade e para fazer trabalho de campo.

Em toda a acção do Teatro Meridional há um pressuposto vital o resultado final será um projecto artístico de uma equipa de Lisboa, um ponto de vista urbano sobre uma zona específica do país que tem uma identidade cultural própria.

\"Não se pretende um trabalho antropológico nem mimético do que se passa em Bragança\", explicou o encenador Miguel Seabra.

As ideias já começaram a surgir. As informações mais consistentes que a equipa adquiriu estão relacionadas com a zona de contrabando e a zona de transição específica em que a região se tornou o abandono marcante, a manutenção do lado tradicional pelas pessoas idosas, o conceito de tristeza, solidão e o segredo.

Para o grupo, a estadia na região está a revelar-se um desafio \"enorme\" porque \"é fascinante olhar para uma zona e ver o que se pode retirar dali para servir de material da comunicação teatral\", afirmou o encenador. Estão envolvidos no projecto sete actores, um músico, encenador, assistente de encenação.

Co-produção entre o Teatro Meridional, o Teatro Municipal de Bragança e a Câmara local, \"Por detrás dos montes\" estreia em Bragança a 11 de Novembro, onde permanecerá até 19 de Novembro.

A 30 de Novembro será apresentado em Lisboa, continuando em cena entre 10 de Janeiro e 11 de Fevereiro. Entre 14 de Fevereiro e 31 de Março vai estar em itinerância nacional e internacional. Estão previstas 46 apresentações na temporada Bragança-Lisboa e sete em itinerância.



PARTILHAR:

Corte de energia que durou cerca de 11 horas

Médicos entram no grupo dos que não pagam tratamento termal, lado a lado com gente carenciada