O Aeródromo Municipal de Bragança vai ser dotado de uma nova Estação Meteorológica Automática (EMA) que entrará em funcionamento no início do verão, representando um investimento de 100 mil euros, indicou hoje o a autarquia local.

"O Aeródromo é um dos poucos do país a dispor de vários sensores meteorológicos em locais diferenciados", indicou em comunicado a autarquia presidida pelo social-democrata Hernâni Dias.

Segundo o município, responsável pela infraestrutura, a disponibilização deste equipamento resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara de Bragança e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê a instalação de uma Estação Meteorológica Automática naquele equipamento aeronáutico.

"Esta inovação representa diversas vantagens para a aviação, já que permitirá, por exemplo, assegurar informações rigorosas sobre as condições da pista no momento de aterragem ou descolagem", indica a autarquia.

Este investimento a suportar pelas duas entidades, na ordem dos 100 mil euros, vai "complementar" os equipamentos já existentes no aeródromo, instalados no topo da pista, agregando os dados obtidos através destes sensores à informação conseguida a partir da nova Estação Meteorológica Automática.

"De modo a assegurar as melhores condições para o serviço, o município de Bragança suportará, entre outros trabalhos e intervenções, a ligação em fibra ótica e a aplicação informática específica", lê-se no comunicado.

Além da carreira aérea comercial regular, que faz a ligação Bragança/Vila Real/Viseu/Tires/Portimão, o aeródromo municipal de Bragança é atualmente usado por adeptos dos voos de recreio e de serviços de emergência e socorro.

O presidente da Câmara tem reivindicado a passagem do aeródromo a aeroporto regional de Trás-os-Montes e a inclusão do investimento necessário para esse estatuto no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.

Foto: CMB



PARTILHAR:

Bragança e Mirandela desmobilizam centros de testes privados nas duas cidades

Murça readapta edifício de antigo jardim de infância para posto da GNR