Já foram administradas mais de 100 mil vacinas contra a COVID-19 no distrito de Bragança pelas equipas da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

Desde o início do processo de vacinação até ao dia 28 de maio, foram administradas 101.108 vacinas contra a COVID-19 na área de abrangência da ULS do Nordeste, maioritariamente a utentes das faixas etárias recomendadas no Plano de Vacinação COVID.

Foram também incluídos, de acordo com a priorização estabelecida no referido Plano, colaboradores e utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e outros lares residenciais, profissionais de saúde e profissionais essenciais.

A vacinação contra a COVID-19 na comunidade está a ser assegurada por equipas dos Cuidados de Saúde Primários, que, a par da administração de vacinas, têm desenvolvido um trabalho fundamental ao nível do contacto e esclarecimento de dúvidas dos utentes.

As equipas das Unidades Hospitalares também integram este processo, nomeadamente ao nível da vacinação de profissionais de saúde e de utentes que atendendo à sua condição de saúde necessitam de efetuar a administração da vacina em meio hospitalar.

De realçar ainda que o processo de vacinação é assegurado por equipas multidisciplinares, mediante o estrito cumprimento de todos os procedimentos de qualidade e segurança, desde a preparação, à administração e à vigilância pósvacinação.

A ULS do Nordeste reitera a mensagem de tranquilidade à população do distrito de Bragança, assegurando que o processo está a decorrer a bom ritmo de acordo com a priorização determinada no Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 e no estrito cumprimento de todas as normas e orientações das entidades competentes nesta matéria.

 Atualmente, estão disponíveis diferentes formas de agendamento da vacina contra a COVID-19, designadamente através do contacto dos Centros de Saúde, de SMS dos Serviços de Saúde e de autoagendamento através da plataforma online criada para o efeito, de acordo com as faixas etárias definidas pela Task Force que gere o Plano Nacional de Vacinação.



PARTILHAR:

37 clubes transmontanos obtêm Certificação da Federação Portuguesa de Futebol

Filandorra proporciona uma semana de teatro aos mais novos