Quatro adegas cooperativas do Douro estão interessadas em unir-se, com vista a conseguir a redução de custos dos viticultores e a uma maior valorização comercial do produto.

O primeiro passo para que se encontre uma solução empresarial para as adegas interessadas (Alijó, Pegarinhos, Sanfins do Douro e Favaios) foi dado, anteontem, em Lisboa , numa reunião entre representantes das quatro cooperativas do concelho e a Secretaria de Estado da Agricultura.

Os dirigentes das adegas estiveram , também, reunidos com representantes da \"A C Consulting,\" uma empresa do grupo da Caixa Central de Crédito Agrícola, que ficará incumbida de apresentar uma solução empresarial que englobe as quatro cooperativas de vinho.

Segundo o presidente da Adega de Alijó, José Ribeiro, um dos presentes nos encontros, \" o Governo manifestou interesse no apoio institucional, técnico e financeiro\". Em cima da mesa , estão quatro sugestões fusão, concentração, elaboração de uma parceria comercial ou a constituição de uma sociedade comercial que assuma todo o processo desde a produção à comercialização. Para José Ribeiro, \"a última hipótese será a mais viável e a que mais interesse poderá trazer as quatro adegas\".

O objectivo da constituição de uma sociedade comercial passa, segundo o responsável pela adega de Alijó, \" por uma maior valorização comercial do produto e uma redução de custos\".



PARTILHAR:

3 e 4 de Junho

Um cêntimo o metro quadrado