A Aliança Democrática no distrito de Bragança e elege dois deputados, Hernâni Dias e Nuno Gonçalves e o PS um, a Isabel Ferreira, invertendo o resultado eleitoral de 2022.

O CHEGA ficou em terceiro lugar com 13216 de votos atingindo 18.19% não chegando para eleger José Pires, Bragança é o único distrito do país onde o CHEGA não ele ninguém.

Surpreendente é o resultado da ADN que se situou como 4º força politica, naquilo que pode ter sido a grande polémica eleitoral com a confusão entre siglas.

Nas legislativas de 2022, os socialistas tinham obtido dois deputados e o PSD (a concorrer sozinho) um.

A Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) é a força política mais votada em 11 dos 12 concelhos do distrito de Bragança nas eleições legislativas de hoje, seguido do PS, que ganhou num concelho, segundo os resultados oficiais.

 AD recupera deputado perdido em 2022

A Aliança Democrática (AD) venceu no distrito de Bragança com 40,01% dos votos e recuperou o deputado perdido em 2022.

O PS ficou em segundo lugar, com 29,64% das votações.

Segundo os resultados oficiais, nas eleições de hoje, e com o total das 226 freguesias dos 12 concelhos apuradas, a coligação que junta PPD/PSD, CDS-PP e PPM ficou à frente com mais 7.539 votos e elegeu dois deputados dos três deputados do distrito de Bragança, numa região tradicionalmente de direita. O PS elegeu um, ao passo que em 2022 tinha conseguido dois.

Em 2022, o PS ficou à frente por uma diferença de 12 votos, segundo os dados definitivos das Legislativas de 2022 publicados em Diário da República.

Pela AD foi eleito o cabeça de lista Hernâni Dias (PSD), presidente da câmara de Bragança a cumprir o terceiro e último mandato. Suspendeu funções em janeiro para a campanha eleitoral. Hernâni Dias tem 56 anos e é professor de Português/Francês.

O segundo deputado eleito é Nuno Gonçalves, o presidente da câmara de Torre de Moncorvo. Numa situação igual à de Hernâni Dias, também ele eleito pela terceira vez para a autarquia em 2021. Nuno Gonçalves tem 52 anos e é advogado de profissão.

Pelo PS foi eleita a cabeça de lista Isabel Ferreira, de 50 anos, professora do ensino superior e até agora secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

A AD venceu em todos os concelhos do distrito de Bragança, com exceção de Freixo de Espada à Cinta, onde o PS ficou à frente com 36,79% dos votos contra 32,45% da coligação de direita.

Os socialistas só venceram em eleições nacionais neste distrito duas, depois da maioria absoluta de José Sócrates, em 2005, em que o partido ganhou na região, mas ficou com dois deputados e o PSD com o mesmo número, quando este círculo eleitoral ainda elegia quatro parlamentares e em 2022.

À semelhança de há dois anos, o Chega manteve-se como terceira força política, com 18,19% e com um crescimento de votos em relação às últimas legislativas antecipadas, subindo de 5.610, segundo dos dados oficiais publicadas em Diário da Republica, para 13.216.

Em quatro lugar aparece a Alternativa Democrática Nacional, a ADN, com 1.587 votos. A ADN estreou-se nos boletins de voto no distrito de Bragança, sendo que em 2022 não apresentou candidato na região.

DTM com a LUSA




PARTILHAR:

ADN é a grande surpresa eleitoral em Trás-os-Montes

AD vence as eleições no distrito de Vila Real mas elege apenas 2 deputados