Passados mais de oito anos sobre a sua inauguração, o Auditório Municipal de Vila Flor foi finalmente baptizado. Passa a ter o nome de Adelina Campos, considerada a actriz mais velha do teatro e do cinema português, nascida naquela vila transmontana há 101 anos, e que actualmente se encontra a viver num lar de idosos em Lisboa.

\"Aqui na terra toda a gente pensava que ela tinha falecido há mais de 20 anos\", avança o presidente do município vilaflorense, Artur Pimentel, que só recentemente soube da longevidade e do paradeiro de Adelina Campos, através de outra actriz consagrada nos teatros nacionais, de visita a Vila Flor Cecília Guimarães.

Vila Flor, aliás, é um concelho com tradições teatrais. Artur Pimentel lembra-se bem das antigas peças que juntavam multidões e que até eram exibidas nas aldeias. E é com vaidade que fala de Adelina Campos como uma filha da terra de sucesso.

Por isso, o autarca foi a Lisboa visitá-la e tentar convencê-la a deslocar-se às suas origens, para receber \"uma justa homenagem\". Em vão. \"Disse-lhe que era fácil ir de Lisboa a Vila Flor, que havia aviões diários, mas esbarrei na sua idade, que não lhe permite grandes deslocações. Não quis arriscar\", salienta o edil.

Despediu-se da terra

De resto, Adelina Campos contou-lhe que há quatro anos foi a Vila Flor, acompanhada de netos, \"despedir-se da terra onde nasceu\". E até sublinhou que queria visitar o museu, mas que, \"como era domingo, estava fechado\".

Foi nesse museu que o presidente da Câmara foi encontrar, há dias, \"coisas valiosíssimas\" correspondência da actriz e do marido, o actor Samwell Diniz (com quem contraiu matrimónio, em 1927, e que faleceu em Lisboa, em 1972, com 84 anos de idade), dirigida ao director da altura daquele espaço, Raul Sá Correia, em que combinavam levar a Vila Flor uma peça de teatro, em que a dupla era protagonista.

\"São cartas interessantíssimas, onde até se negocia o preço dos bilhetes para o espectáculo\", conclui. A representação chamava-se \"Três num automóvel\" e acabou por ser exibida na Casa do Povo de Vila Flor, no dia 28 de Fevereiro de 1952. Para além da dupla, também era protagonista a actriz Hortense Luz.



PARTILHAR:

75 mil euros

Incêndio no Hotel do Parque