O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, vai ao Parlamento, esta sexta-feira, prestar esclarecimentos sobre o acidente ferroviário na Linha do Tua que vitimou uma pessoa e feriu outras 23.

O ministro vai hoje prestar esclarecimentos aos deputados na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações da Assembleia da República.

O Gabinete de Investigação de Segurança e Acidentes Ferroviários (GISAF) relacionou o acidente de 22 de Agosto na Linha do Tua com o que ocorreu dois meses antes em circunstâncias idênticas, num relatório divulgado a 28 de Outubro.

O GISAF conduziu uma investigação própria ao acidente de 22 de Agosto e concluiu que o descarrilamento desse dia \"não pode ser dissociado\" do verificado em 06 de Junho, dois meses antes, na mesma linha.

A comissão de Obras Públicas aprovou no mês passado a audição do ministro no Parlamento, a pedido do PCP, PEV e BE, sobre as conclusões do relatório do acidente ferroviário na linha do Tua ocorrido em Agosto.

A abertura de uma vala ao longo da Linha do Tua que levantou suspeitas no acidente de 22 de Agosto foi analisada em sede de inquérito, sem que tenha sido encontrada relação directa com o descarrilamento.

Dois pareceres técnicos fazem referência à vala aberta e fechada no dia 16 de Agosto pela ReferTelecom, uma semana antes do acidente, para instalação de fibra óptica ao longo da linha do Tua.



PARTILHAR:

Aldeia de Crasto

Troço entre Pocinho e Barca dAlva