Metade dos cursos do ensino superior ficaram com a totalidade das vagas preenchidas na primeira fase do concurso de acesso, enquanto 17 ficaram sem qualquer aluno colocado.

Dos 1152 cursos abertos a candidatura, 574 ficaram com todas as vagas preenchidas, o que representa 49,8 por cento. No extremo oposto ficaram 17 cursos, de nove Institutos Politécnicos, que não viram qualquer vaga preenchida.

O curso de Direito da Universidade de Lisboa volta a ser o recordista das colocações, com as suas 450 vagas preenchidas, seguido do mesmo curso na Universidade de Coimbra, com todos os 330 lugares ocupados.

A nível das instituições, as escolas superiores de enfermagem de Lisboa, Porto e Coimbra esgotaram todas as vagas nesta primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior, enquanto a escola superior de hotelaria do Estoril e a Universidade do Porto ficaram com 99 por cento das vagas ocupadas.

Por outro lado, os institutos politécnicos de Tomar e Bragança, ficaram com apenas 26 e 35 por cento dos lugares tomados, respetivamente.

A média mais alta foi registada, como nos últimos três anos, no curso de Medicina da Universidade do Porto, tendo o último aluno colocado obtido 18,63 valores (numa escala de 0 a 20), mas houve 16 cursos em que o último aluno colocado entrou com 9,5 valores, a nota mínima definida para entrada no ensino superior público.



PARTILHAR:

Em Pedras Salgadas

Três detidos