Despertar a curiosidade científica, incentivando os alunos à utilização da metodologia científica é uma das premissas da Feira de Ciências que só no dia de estreia recebeu 500 estudantes.

 

Decorre entre os dias 1 e 4 de junho, das 10 às 17 horas na Praça do Município, a primeira Feira das Ciências na capital do nordeste.

Organizada pelo Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB), em parceria com a autarquia local, o Instituto Politécnico, os Agrupamentos de Escolas de Bragança e Vinhais, os colégios de Bragança, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Escola Profissional Prática Universal e as Associações ALDEIA, ZOELA e APTRAN, a Feira das Ciências pretende estimular o interesse pelas ciências na comunidade escolar, apresentar diversas atividades científicas produzidas pelos alunos, despertar a curiosidade científica, incentivando os alunos à utilização da metodologia científica, estimular os estudantes e a comunidade civil a formular questões científicas baseadas na realidade quotidiana vivenciada, melhorar as aprendizagens e oferecer à comunidade civil a oportunidade de conhecer o trabalho experimental realizado pelas diversas escolas e associações.

“Aqui as crianças podem encontrar atividades muito divertidas promovidas, não só por professores que vêm dinamizar experiências, mas também pelos próprios alunos. Temos robótica, uma impressora 3D, experiências de química com vulcanologia, de geologia em que falamos dos fósseis e, também, relacionadas com física, ou seja, uma panóplia muita vasta de experiências que podem vir conhecer”, começou por explicar a diretora do CCVB, aproveitando para lançar o convite a todos aqueles que desejem participar até amanhã, até porque a entrada é gratuita.    

Com a inauguração marcada de forma intencional para o Dia Mundial da Criança, só no primeiro dia, 1 de junho, e de acordo com Ivone Fachada, a Feira de Ciências recebeu, sensivelmente, cinco centenas de pequenos alunos.

“O primeiro dia foi excelente porque logo de manhã recebemos 15 turmas, mais as turmas da tarde, foram pelo menos 500 pessoas. Além disso conseguimos realizar a atividade “Meias com Ciência”, que é uma iniciativa especialmente desenhada pela Agência Nacional Ciência Viva para o Dia Mundial da Criança e em que nós conseguimos explorar essa biodiversidade e essa geodiversidade com umas meias que os miúdos tinham de calçar para explorar os jardins das redondezas e foi um dia bastante positivo”, refletiu Ivone Fachada, acrescentando, ainda, que “os inquéritos que estão a ser feitos demonstram mesmo isso, que as pessoas querem mais e que esta feira já devia ter sido feita há mais tempo”. Até porque, “esta é uma iniciativa pioneira”, pois em nove anos, é a primeira Feira de Ciências a ser organizada. 

“Só se veem sorrisos e ciência e isso é muito bom. É um dos melhores comentários que podíamos ter tido”, assegurou a diretora do CCVB, que conta com 1300 crianças inscritas ao longo dos quatro dias do evento. “Mas com o envolvimento das famílias e da comunidade em geral, estamos à espera de 1500 pessoas. Esse seria um número bastante interessante para esta primeira feira”, garantiu a responsável. 

 

Frases com Ciência

Albert Einstein
“Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.”

Isaac Asimov
“O aspeto mais triste da vida atual é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria.”

Sigmund Freud
“A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar noutro lugar o que ela não nos pode dar.”

Sócrates
“A vida sem ciência é uma espécie de morte.”

Aristóteles
“O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são.”

François Rabelais
“Ciência sem consciência não passa de ruína da alma.”
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Segurança no Túnel do Marão "não está em causa"

Diferendo entre Avanza (CorgoBus) e Municipio de Vila Real