Os Serviços de Transportes Urbanos de Bragança (STUB) começam amanhã a assegurar a linha Bragança-Portelo, que serve diversas aldeias que ficaram sem transportes públicos em Abril passado. Esta é a solução encontrada pela Câmara Municipal de Bragança (CMB) para assegurar os transportes nas localidades onde a empresa Rodonorte deixou de prestar serviço, alegando acumulação de prejuízos.

Até à data, os STUB só faziam a ligação Bragança-Meixedo, mas a partir de amanhã a viagem prolongar-se-á para Rabal, França e Portelo. A vila de Izeda também ficará servida de transportes públicos para Bragança e vice-versa, já que exploração da respectiva linha foi entregue a um operador privado. Trata-se de um percurso extenso que abrange, também, as aldeias de Calvelhe, Paradinha Nova, Parada e Coelhoso, entre outras.

As localidades que, após o encerramento do ano lectivo, ficarão sem os transportes escolares, vão ser contempladas com duas ligações semanais à sede de concelho, a cargo dos STUB. \"Serão criados horários que permitam às pessoas vir a Bragança para uma consulta médica ou para tratar de qualquer assunto e regressar a meio da tarde\", explicou o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro. A solução será posta em prática dentro de um mês, acompanhando o final do ano lectivo.

No futuro, a CMB pretende que a Direcção-Geral dos Transportes Terrestres (DGTT) subsidie a concessão das linhas a uma empresa privada para garantir os transportes durante todo o ano. \"A Câmara não pode arcar com todos os custos, que são elevadíssimos\", recorda o autarca.

Para aliviar os cofres municipais, está a ser preparado um protocolo entre a CMB, DGTT e o operador privado que visa servir todas as localidades do concelho, independentemente de terem alunos ou do período escolar. A frequência dos autocarros dependerá do número de habitantes de cada aldeia e é certo que localidades mais isoladas e menos populosas não terão carreira diária. \"Não somos um país rico para esbanjarmos dinheiro com autocarros vazios, pelo que um ou dois dias por semana é o suficiente em algumas aldeias\", explicou Rui Caseiro.

A CMB está a aguardar a aprovação de uma candidatura para a aquisição de três autocarros eléctricos. Caso o projecto mereça luz verde da Secretaria de Estado dos Transportes, os veículos começarão a circular no final deste ano ou no início de 2005.

Segundo o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro, os autocarros vão possibilitar a criação de uma \"linha azul\" que abrangerá quase toda a cidade. \"São autocarros que fazem a paragem a pedido das pessoas, seja num abrigo ou não\", explicou o autarca.

Com a aquisição destes autocarros a zona do Castelo ficará mais bem servida, dado que a dimensão dos veículos permite, até, a entrada na Cidadela, o que também beneficiará a actividade turística. Outra das vantagens é a frequência dos autocarros, que circularão de forma constante e sem obedecer a horário.

Ontem, em Bragança, realizou-se o Encontro Nacional de Transportes Urbanos que juntou cerca de 800 pessoas oriundas da cidade anfitriã e de Braga, Barreiro, Coimbra, Portalegre e Aveiro. O encontro realiza-se todos os anos nas cidades que dispõem de serviços municipais de transportes urbanos. Para além da componente recreativa, o encontro serviu para discutir problemas do sector, já que conta com a presença de autarcas e administradores dos serviços de transportes.



PARTILHAR:

Localidade de Varge

Em estudo várias hipoteses