O Entrudo chocalheiro, a tradição dos caretos de Podence, obtém um cada vez maior reconhecimento do país e no estrangeiro, tornando-se já uma marca que chega aos vários países do mundo. Não é difícil cruzar-se com curiosos de todo mundo, muitos espanhóis e americanos, brasileiros e claro, muitos portugueses de todo o lado. Jovens e menos jovens, ninguém fica indiferente ao fenómeno que estas figuras endiabradas provocam nos foliantes.

Este ano notou-se mais afluência de público durante os quatro dias do evento, mesmo contrariando todas as indicações da meteorologia, com a organização a dizer que a segunda-feira foi “a melhor de sempre”, que muito contribui-o a aposta noturna em grupos musicais ajustados ao carnaval.

Terça-feira dia de carnaval, um mar de gente rumou a Podence (aldeia mais colorida de Portugal) para assistir à Procissão da Queima do Entrudo, onde os caretos passearam a sua magia abrindo alas pelo meio da multidão até à eira do careto onde queimaram o entrudo num êxtase final para dar terminado o Entrudo Chocalheiro, venha o próximo.

Com o bater de records de presenças todos os anos, torna ainda mais premente uma nova visão da organização sobre a melhor forma de acolher tantas pessoas numa pequena aldeia, com a necessidade de dotar Podence com infraestruturas capazes de receber e acolher tanta gente, desde logo prever mais parques de estacionamento e mais WCs, ordenar e cortar o transito na rua da procissão, com parque só para os feirantes, mais policiamento, resolução dos problemas de energia para não haver cortes como desta vez, uma tenda maior também me parece boa opção, pois foi o que acolheu as pessoas da chuva e frio.

E por último e não menos importante, é necessário maior investimento por parte da autarquia naquele que é o maior evento da região, quatro dias com um enorme impacto em toda a região transmontana , o carnaval mais genuíno de Portugal é uma marca com futuro e âncora e que serviu para o renascer de toda a comunidade de grupos de caretos da região. Vejam o investimento que as câmaras de Vinhais, Mogadouro, Miranda do Douro e Bragança estão a fazer e tirem conclusões rapidamente.

Outra iniciativa positiva que apras registar foi a adesão do comercio tradicional de Macedo de Cavaleiros, promovido pela ACIS Macedo que decoraram as montras com motivos alusivos ao Entrudo Chocalheiro.

Quanto aos Caretos de Podence, há a registar o cada vez maior participação de jovens, que ostentam os fatos de careto com enorme orgulho e desfilam rua abaixo rua acima como herdeiros de um grande património reconhecido pela UNESCO, estão eles próprios a assumir a continuidade desta tradição que se funda em tempos imemoriais, para lá dos romanos, para lá dos celtas, que apelam à memória comum de todos os povos.



Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Ministra da Agricultura garantiu pagamentos de mais 25% dos Ecoregimes até março

Fruticultores transmontanos dizem que há abertura do Governo para torres antigranizo