Dia 21 de Agosto, pelas 16 horas, nas instalações da Junta de Freguesia de Podence, vai ser lançado a obra "A Força da Menina da Aldeia - Entre Podence e Macedo de Cavaleiros, de autoria de Luciano Reis e Fátima Rodrigues.

O livro teve um alto patrocínio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e o da Junta de Freguesia de Podence e da empresa DHARMA MR.

Entre Podence e Macedo de Cavaleiros é um livro que retrata o percurso de vida de uma menina, de seu nome Fátima, tratada no povo por “Fatinha”, oriunda de uma humilde família de Podence, com poucas possibilidades económicas e de um extracto económico/social baixo.

Mas, mesmo assim, foi para Lisboa com 17 anos e, graças à sua força interior, guiada por valores humanos e capacidades de aprendizagens especiais, conseguiu realizar o seu sonho de criança – ser um dia Professora.

Enquadrado neste resumo Biográfico encontramos vários aspectos da aldeia de Podence e da vila de Macedo de Cavaleiros, por onde circulou até ao término do Ensino Secundário, ou seja, esta obra abarca substancialmente uma vasta informação de cariz antropológico, tendo por base a área geográfica entre Podence e Macedo de Cavaleiros.

Preservar a memória deste período da sua vida, como aqui se faz, é preservar a sua identidade e garantir um relato editorial que pode servir de exemplo a outros protagonistas que tenham a coragem de nunca desistir dos seus sonhos.

Luciano Reis nasceu em 1954, na localidade de Cabril, concelho de Pampilhosa da Serra.

É licenciado em Gestão das Artes e frequentou o Mestrado em Estudos de Teatro, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

É igualmente diplomado em Formação de Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema e possui formação no âmbito geral da Animação (Educativa, Cultural, Museológica ou Turística), conhecimentos que se estendem a outras áreas – Antropologia Cultural ou Jornalismo.

Fátima Rodrigues nasceu em Moçambique no dia 24 de Janeiro de 1972, tendo vindo morar para Podence/Macedo de Cavaleiro, a partir dos 3 anos de idade. É licenciada em Ensino Básico na área de Matemática e Ciências da Natureza. Lecciona as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza, no Ensino Básico há 23 anos. Daí que tenha uma vasta riqueza experimental no universo do ensino.

O Luciano Reis está ligado há muitos anos a variadas artes do espectáculo, trabalhando regularmente em projectos culturais, editoriais, educativos e artísticos. É autor de cerca de 91 livros, distribuídos por áreas tão diversas como a biografia, o teatro, a poesia, o romance ou a investigação histórica, entre outras.

A Fátima Rodrigues é pioneira nesta área, sendo este livro a sua primeira obra publicada.



PARTILHAR:

Músicos transmontanos organizam concerto para ajudar bombeiros

Não é assim tão difícil criar uma loja online completa