Acordo Ortográfico e a variante brasileira da língua portuguesa no século XXI vão ser temas dominantes no 6.º Colóquio Internacional da Lusofonia, que, entre 3 e 6 de Outubro, reunirá em Bragança 60 especialistas.

São convidados de honra do encontro o gramático brasileiro Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, e o linguista português Malaca Casteleiro, da Academia de Ciências Lisboa.

O Colóquio, uma organização \"subsidioindependente\", como referiu à Lusa o presidente da Comissão executiva, Chrys Chrystello, debaterá \"o perigo de a variante brasileira se tornar uma língua própria e as suas consequências\", analisando a situação da língua na CPLP e noutros fóruns, projectos e perspectivas presentes e futuras.

Torga também versado

Neste ano de celebração do primeiro centenário do nascimento de Miguel Torga parte dos trabalhos será consagrada à obra do escritor. Um terceiro tópico do encontro é o que tem que ver com os problemas da tradução.

Em declarações à Lusa, Chrystello, um dos três promotores da iniciativa, fez questão de frisar que, para a realização do Colóquio, não dependem da concessão de subsídios de qualquer instituição do estado, mas contam com o \"apoio incondicional\" da Câmara de Bragança. \"O nosso orçamento é de 3000 euros. Somos independentes de tudo\", disse, forçando a redundância e insistindo em que, deste modo, conseguiram \"fazer agora o que a burocracia não consegue\".



PARTILHAR:

A partir da próxima segunda-feira

Viaturas médicas