Esta modalidade, uma vertente do basquetebol, é jogada em meio campo, numa tabela, opondo duas equipas de 3 elementos com 1 suplente. Embora só seja jogada em meio campo reúne todas as vertentes que caracterizam o basquetebol com todas as suas acções técnico-tácticas, à excepção do contra-ataque.
Esta foi a segunda fase dos Campeonatos Escolares, um torneio distrital, as equipas que estiveram representadas, já tinham passado fases de eliminação nas escolas. Os vencedores desta segunda fase, irão representar o distrito em campeonato inter-regional que por sua vez dará acesso à quarta e ultima fase da competição: um campeonato a nível nacional.
Participaram neste evento 245 atletas representando 14 escolas de todo o distrito de Bragança. As Escolas podiam apresentar à competição até 8 equipas, entre masculinos e femininos, desde infantis, do ano 90 e 91 a juniores de 84 e 85.
Para Ana Oliveira, da ABB, o basquetebol é possivelmente a Segunda modalidade com mais praticantes no país, que podia estar mais desenvolvida se tivesse mais apoios. Pois embora seja uma modalidade difícil de ensinar, ganha adeptos com muita facilidade.

Árbitros e oficiais

A ABB, sediada em Torre de Moncorvo, está a promover um curso de árbitros e oficiais de mesa de basquetebol, que decorrerá nas instalações do instituto Piaget Nordeste em Macedo de Cavaleiros, nos dias 9, 10, 23 e 24 de Março e 06 e 07 de Abril, num total de 32 horas.
No curso que está aberto a participantes com mais de 14 anos e o 9º ano concluído, irá abordar temas como a organização e regulamentação; psicologia e pedagogia na arbitragem; regras oficiais do jogo; elementos técnicos / tácticos; técnicas de arbitragem; etc.
Este curso vem reafirmar o desenvolvimento de uma modalidade que vem conquistando cada vez mais adeptos e atletas.



PARTILHAR:

Adiado o Festival Internacional de Folclore

Desporto em época de Páscoa