O Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro vai receber 20,8 milhões de euros de fundos comunitários através do Programa Operacional Regional do Norte para aplicação em 24 projectos de investimento no valor total de 29,8 milhões de euros.

\"A aprovação destes projectos marca uma viragem face aos investimentos que têm sido feitos em infra-estruturas de apoio turístico. Havia uma retórica interessante sobre o Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro, mas apenas com intervenções pontuais\", adiantou Carlos Lage, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

A grande vantagem dos projectos seleccionados é, na opinião de Carlos Lage, \"a arte de conjugar o estímulo à actividade turística com a valorização do património.

Nos projectos apoiados contam-se, por exemplo, uma rede de monumentos do Vale do Douro, submetidos pela Direcção Regional da Cultura do Norte, que inclui igrejas matrizes, sítios arqueológicos, castelos e museus, entre outros. \"Ao mesmo tempo que se cria um ponto de atracção turística, preserva-se o património\", apontou Lage.

Por outro lado, foram seleccionados \"projectos que têm a ver com a própria navegabilidade do Douro\", como a requalificação do cais do Pocinho e o rearranjo e beneficiação das infra-estruturas fluviais do cais do Pinhão, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável da própria actividade turística. A lista completa dos investimentos co-financiados será divulgada dentro de alguns dias.

\"Um dos critérios de selecção prende-se com o facto de todos os projectos estarem inseridos na área Património Mundial e o facto de serem apoiados prende-se com a criação de um eixo original do Programa Operacional Regional (POR) que se destina aos recursos específicos da região: o turismo, a economia do mar e as indústrias criativas\", sintetizou.



PARTILHAR:

BB King de graça em Sabrosa

Estrada do Penacal