Um dos maiores fornecedores mundiais de equipamento automóvel inaugurou ontem as suas novas instalações para produção na fábrica de Bragança, num investimento de 41,5 milhões de euros.

 

A empresa Faurecia celebrou na manhã de ontem a inauguração das suas novas instalações para produção na fábrica da capital nordestina. A abertura desta extensão da unidade industrial de tecnologias de controlo de emissões representa um investimento de 41,5 milhões de euros e a criação de 400 novos postos de trabalho até 2018.

A produção, que irá arrancar em setembro de 2016, fornecerá as principais fábricas de automóveis em diversos pontos da Europa como França, Espanha e Reino Unido, e para várias marcas, entre as quais Jaguar Land Rover, Nissan e Renault. Espera-se que, em 2018, as vendas anuais desta nova fábrica atinjam, aproximadamente, 500 milhões de euros.

Assim, à fábrica já existente em Bragança desde 2001, juntam-se agora as novas instalações com uma área de produção de dez mil metros quadrados, onde serão produzidos sistemas de controlo de emissões com as mais inovadoras tecnologias, tais como sistemas de redução de óxidos de nitrogénio para motores diesel e partes quentes dos sistemas de escape. Os processos industriais incluem revestimento de monólito, dobragem de tubos, formação de tubos, soldadura e montagem. 

Recorde-se que a Faurecia emprega, atualmente, 850 pessoas em Bragança, tendo atingido um volume de vendas de 400 milhões de euros em 2015. Com estes números, a maior empresa exportadora da região, com quase 100 por cento da produção a ser exportada para o continente europeu, é, também, a maior empregadora do distrito.

“Com mais um investimento a longo prazo em Bragança, a Faurecia vem confirmar a sua confiança na economia de Portugal, quer como investimento, quer como localização para produção. A experiência adquirida pela Faurecia na região tem sido um fator fundamental para o sucesso contínuo da operação junto dos nossos clientes em França, Espanha e Reino Unido”, começou por referir Christophe Schmitt no seu discurso, acrescentando, em inglês, que “é com orgulho que contribuímos para a revitalização do panorama industrial e económico português, através de mão-de-obra qualificada e profissional”.

Para além do vice-presidente Executivo da Faurecia Emissions Control Technologies, quem também marcou presença na cerimónia de inauguração a 15 de junho foi o Secretário de Estado da Indústria. “A Faurecia está desde 1951 em Portugal e quando se fala do investimento estrangeiro no nosso país, é melhor também falarem com a Faurecia porque ninguém melhor que a Faurecia para explicar como Portugal trata um investidor estrangeiro”, começou por declarar João Vasconcelos, já no final da cerimónia, aos vários órgãos de comunicação social presentes.

“Nós estamos aqui a inaugurar um investimento que foi decidido numa das maiores crises de Portugal, em que um dos maiores fabricantes de peças para o setor automóvel em todo o mundo optou por investir em Portugal”, continuou o membro do Governo”, explicando, “e fê-lo por várias razões. Por causa da qualidade de mão-de-obra dos portugueses, da experiência que tem ao fim de 65 anos a trabalhar connosco, fê-lo pelos apoios que o Governo dá e tem dado e, hoje, estamos a presenciar a abertura de uma das fábricas mais sofisticadas em Portugal com tecnologia muito rara ainda de se encontrar”.

Presente em Portugal desde 1951, a Faurecia é um player chave na indústria automóvel portuguesa, já que emprega mais de 4 mil pessoas nas seis fábricas que detém atualmente no nosso país em localidades como Bragança, Nelas, Palmela, Vouzela e duas em São João da Madeira. Todas elas fornecem fabricantes de automóveis em Portugal e no estrangeiro, gerando um total de vendas anuais de mais de €967 milhões só em 2015 e dos quais 90 por cento representam exportações.

 

FOTOGALERIA EM: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/novas-instalacoes-faurecia
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

STUDOS -Rebista de Lhéngua i Cultura Mirandesa

Variante em Reserva Ecológica com parecer favorável