Especializada em sistemas informáticos, a Eurotux abriu uma filial no Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia-EcoPark, no âmbito de uma estreita colaboração com o Politécnico da cidade e o município nordestino.

 

A Eurotux, empresa sedeada em Braga especializada em sistemas informáticos, abriu esta quinta-feira, dia 8 de novembro, uma nova filial em Bragança, A inauguração das novas instalações, que surge no âmbito de uma colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), teve lugar no Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia-EcoPark, e reflete a expansão do Grupo Eurotux, bem como uma aposta estratégica no Interior.

Esta decisão de ampliar os serviços da Eurotux a Bragança é justificada, de acordo com o administrador do Grupo Eurotux, “pela proximidade do IPB e pela qualidade da formação desta instituição de Ensino Superior na área da Informática”. O objetivo passa, assim, por “captar jovens talentos, providenciando-lhes a oportunidade de enriquecerem a sua formação num contexto de trabalho real, fortalecendo os conhecimentos adquiridos e abrindo-lhes a porta à possibilidade de virem a integrar a equipa da empresa”.

António José Coutinho refere, ainda, que a abertura desta filial constitui, por outro lado, “uma aposta no Interior, com o intuito de captar novos recursos, contribuindo em simultâneo para o desenvolvimento local” e tendo em conta uma possível “aproximação ao mercado espanhol, dada a localização fronteiriça da cidade transmontana, na continuação da política de internacionalização do Grupo Eurotux”.

Esta expansão, segundo o responsável, "reflete o crescimento do Grupo", bem como "uma aposta estratégica em nichos de inovação e competitividade como é o caso particular de Bragança e do IPB". A Eurotux pretende, desta forma, “contribuir para gerar emprego na região e, por conseguinte, ajudará à fixação de jovens numa zona tão afetada pela desertificação”.

 

Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia-EcoPark alberga, atualmente, 100 trabalhadores em 19 empresas diferentes e um Centro de Competências

 

Presente na inauguração, o presidente do IPB sublinha que a parceria entre as duas entidades é benéfica para ambas e representa uma “grande mais-valia” para o Politécnico enquanto instituição do ensino superior. “É importante porque nós gostamos de trabalhar numa parceria muito estreita com as empresas, tanto nos projetos de investigação como na formação dos nossos técnicos e nesta área, em particular, das tecnologias da informação e comunicação começa a estabelecer-se aqui em Bragança um cluster muito interessante de empresas tecnológicas”, explica Orlando Rodrigues, salientando que “são já várias as empresas que instalaram centros de desenvolvimento aqui na cidade”. A principal figura de autoridade do Politécnico justifica esses últimos desenvolvimentos de fixação empresarial no interior porque, nas palavras do próprio, “sentiram que havia potencial, tanto de conhecimento como de qualificação de técnicos que serve os seus propósitos”. Em jeito de conclusão, Orlando Rodrigues salienta que “começa a ganhar dimensão e começa a ganhar expressão este cluster das tecnologias de informação e comunicação na nossa região”.

Já para o convidado de honra da cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, a inauguração desta filial da Eurotux “representa a continuação de uma estratégia devidamente definida de captação de investimento para o nosso território e, também, de fixação de pessoas, neste caso, jovens licenciados”. Hernâni Dias acentua a importância de manter a dinâmica da senda de crescimento do Brigantia-EcoPark até porque, neste momento, o Parque de Ciência e Tecnologia conta já “com 100 trabalhadores em 19 empresas diferentes e um centro de competências”. Trata-se, garante o edil brigantino, “de fixar pessoas, mais ou menos qualificadas, mas sempre numa lógica de crescimento económico do concelho de Bragança que, felizmente, tem sabido estar à altura dos desafios que lhe têm vindo a ser colocados”.

Quanto ao futuro, um a curto-prazo, Hernâni Dias confirma que haverá novidades que incluem investimentos de “muitos milhões de euros”. “Estamos em negociação com empresas para poderem instalar-se aqui, não só aqui porque estamos a negociar com outro tipo de empresários para se instalarem no concelho e, portanto, neste momento, ainda não consigo dar dados concretos, mas estamos a trabalhar nesse sentido e, seguramente, viremos a ter aí investimentos de muitos milhões de euros”, assegura o autarca da Capital do Nordeste.

 

FOTOGRAFIAS: Bruno Mateus Filena & Rui Jorge Coelho


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Centro de Acolhimento pede voluntários para cuidar de burros

Cerimónias militares e descerramento de lápide ao Soldado Milhões.