O Partido Socialista conquistou duas câmaras ao PSD no distrito de Bragança; Macedo de Cavaleiros e Mirandela numa noite eleitoral muito emotiva pela eleição de Júlia Rodrigues, que veio a protagonizar a surpresa eleitoral no distrito, num 'bastião' social-democrata.

Dos sete mandatos no executivo municipal, o PS ficou com quatro (maioria absoluta) e o PSD com três.

Os focos de interesse estavam também apontados para Vinhais onde a disputa autárquica entre Carlos Almendra e Luís Fernandes, prometia ser renhida, e assim foi, até ao último voto, a vitoria oscilava entre os dois candidatos, mas no fim Luís Fernandes sucedeu a Américo Pereira mantendo a Câmara no PS.

O PSD perdeu para o PS a liderança da câmara de Macedo de Cavaleiros, numa das surpresas da noite, Benjamim Rodrigues encabeçou a lista do PS e teve 5.475 votos, enquanto o social-democrata Duarte Moreno tentava um segundo mandato à frente de uma coligação PSD/CDS-PP contou apenas com 4.908 votos.

Em Alfandega da Fé ganhou sem surpresa Berta Nunes pese embora tenha descido na votação relativamente a 2013, mas mantendo o nº de vereadores que permitem fazer uma gestão tranquila do município.

Em Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves (PSD/CDS-PP) consolidou a aumentou a sua votação na disputa com Maria de Lurdes Pontes (PS).

Onde o resultado podia tender para ambos os lados era em Carrazeda, onde o PSD protagonizava a candidatura do PSD contra todos os outros partidos unidos, mas João Gonçalves conseguir manter a Câmara no PSD com 175 votos e diferença.

Artur Nunes em Miranda do Douro manteve a Câmara no PS, numa eleição muito disputada e onde o motivo de interesse se prendia com o candidato do PSD Manuel Rodrigo ter sido já presidente desta autarquia, mas que ficou a 223 votos do regresso.

Pedro Lima, a jovem aposta do PSD em Vila Flor, protagonizou uma campanha diferente e trouxe animação a Vila Flor, mas não chegou para derrubar Fernando Barros, que contou à ultima da hora com o apoio e campanha de Artur Pimentel, dando para ganhar com uma folga de 365 votos, numa luta que contou ainda com o Bloco de esquerda com 360 votos e 7.71%.

Em Mogadouro, Francisco Guimarães ganhou com mais 574 votos a Manuel Cordeiro da coligação CDS-PP/PSD, aumentando a votação de 2013, que vai assim fazer um mandato tranquilo e com as ostes sossegadas.

Maria do Céu Quintas arrumou a questão em Freixo de Espada á Cinta, vai fazer um segundo mandato, ganhando ao PS por 15% e onde muito especulava com o possível resultado de Edgar Gata que acabou por ter uma votação pífia de 10% com 256 votos.

Vimioso era talvez o município mais previsível, com Jorge Fidalgo a renovar o seu mandato com um aumento de votação face ao PS.

E Bragança, Hernâni Dias, foi reconduzido, para um segundo mandato, mantendo a liderança de 20 anos do PSD no município da capital de distrito e reforçando a maioria social-democrata, elegeu cinco vereadores e o PS dois, num total de sete, com o PSD a ganhar mais um eleito na vereação e a subir a votação em percentagem e número de votos, passando de 9.449 para 10.859 votos e de 47,24% para 56,84%.

O PS desiludiu com a sua votação ao não conseguir adicionar os votos do anterior candidato independente (Ex-PS) Humberto Rocha, numa campanha que partiu tarde e nem conseguiu formar listas para grande numero de Juntas de freguesia.

No entanto, na maior freguesia do distrito, União das freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, apesar do candidato Telmo Afonso ter ganho por 248 votos, não tem a maioria dos mandatos para governar, dependendo sempre de alianças e entendimentos com o candidato independente ou do PS para aprovação, tudo depende agora dos arranjos entre as diferentes candidaturas.

Distrito de Bragança:

Alfândega da Fé - Berta Ferreira Milheiro Nunes (PS)
Bragança - Hernâni Dinis Venâncio Dias (PPD/PSD)
Carrazeda de Ansiães - João Manuel dos Santos Lopes Gonçalves (PPD/PSD)
Freixo de Espada à Cinta - Maria do Céu Quintas (PPD/PSD)
Macedo de Cavaleiros - Benjamim do Nascimento Pereira Rodrigues (PS)
Miranda do Douro - Artur Manuel Rodrigues Nunes (PS)
Mirandela - Júlia Maria de Almeida Lima e Sequeira Rodrigues (PS)
Mogadouro - Francisco José Mateus Albuquerque Guimarães (PS)
Torre de Moncorvo - Nuno Jorge Rodrigues Gonçalves (PPD/PSD - CDS-PP)
Vila Flor - Fernando Francisco Teixeira de Barros (PS)
Vimioso - António Jorge Fidalgo Martins (PPD/PSD)
Vinhais - Luís dos Santos Fernandes (PS)



PARTILHAR:

“Uma vitória das pessoas de Bragança”

Distrito de Vila Real: O PS mantém o poder em 8 e o PSD em 6 Câmaras