Onze seleções de hóquei em patins e 255 atletas Sub-15 estarão na Capital do Nordeste entre os dias 22 e 25 de março para o 42º Torneio Inter-Regiões que, calcula-se, trará para a cidade um retorno financeiro estimado entre os 50 e os 60 mil euros.

 

As seleções de hóquei em patins do Porto, Minho, Lisboa, Ribatejo, Aveiro, Setúbal, Coimbra, Leiria, Alentejo, Madeira e Açores estarão presentes em Bragança entre os dias 22 e 25 de março para o 42º Torneio Inter-Regiões, considerado o maior torneio nacional da modalidade.

A realização, na capital do nordeste, daquela que é a maior prova do calendário nacional de Hóquei em Patins resulta de uma candidatura conjunta do município brigantino e do Clube Académico de Bragança (CAB), aprovada pela Federação Portuguesa de Patinagem. Uma competição que trará ao Nordeste Transmontano 255 atletas Sub-15 de 11 seleções regionais do Continente e das Ilhas.

Para além do apoio logístico, o município brigantino suporta a organização do torneio com um financiamento de seis mil euros que servirão, sobretudo, para alojamento e refeições dos atletas. “Houve uma abordagem do Clube Académico de Bragança, no sentido do município estar envolvido diretamente na organização deste evento, que foi acolhida desde o primeiro momento”, declarou Miguel Abrunhosa à comunicação social, esclarecendo que “iremos dar apoio logístico com as instalações do Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira e, também, um apoio financeiro no valor de seis mil euros que será injetado diretamente na economia local ao nível do alojamento e refeições”.

De acordo com o vereador da Câmara Municipal de Bragança (CMB), “estimamos que este evento tenha um retorno para a economia local entre 50 a 60 mil euros, para além do impacto mediático de um evento que trará muitos familiares dos 255 atletas que estarão presentes no torneio e que darão, certamente, um contributo importante para a dinamização da economia, promoção do território e da marca Bragança”, acrescentando que “com a nossa hospitalidade, a nossa boa gastronomia e o nosso rico património histórico e cultural, estamos convictos que eles regressarão no futuro para visitar Bragança a título particular”.  

 

Evento desportivo constitui-se como um contributo importante para a dinamização da economia local, promoção do território e da própria marca identitária que é Bragança

 

Também o dirigente máximo do Académico, enfatizou a importância da realização deste torneio na capital nordestina. ”É um grande evento. É o maior evento de formação relacionado com a modalidade. É importante para nós enquanto clube, para os nossos atletas, mas, acima de tudo, importante para a cidade porque vai trazer muitas pessoas a Bragança e é muito provável que a hotelaria fique lotada, sublinhou Paulo Gonçalves, presidente do CAB, entidade que este ano comemora as suas Bodas de Ouro. Para além das vantagens, não só a nível turístico, mas também a nível económico para a cidade anfitriã do evento desportivo, o responsável pelo maior clube desportivo do concelho destaca, ainda, a componente de captação de jovens. “Nós não podemos esquecer os atletas que vão ter cá os melhores da idade deles e que irão aprender certamente porque, também, se aprende a ver bons jogos e bons jogadores e se nós vamos ter cá as seleções, estarão cá os melhores do país”, sustentou Paulo Gonçalves, para quem, são estes eventos que dão visibilidade ao clube, não obstante o trabalho que é desenvolvido durante todo o ano.

Na apresentação à Comunicação Social do 42.º Torneio Inter-Regiões de Hóquei em Patins, que decorreu no Salão Nobre do Município de Bragança, estiveram algumas das individualidades mais influentes do hóquei em patins na atualidade. Entre elas, o presidente da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), que caraterizou esta parceria como “desejável e invejável”, asseverando que trazer este torneio para Bragança é “uma clara aposta na descentralização dos eventos”. Fernando Claro, também ele transmontano, mostrou-se confiante quanto ao balanço final e admitiu, ainda, que o “historial do CAB, não só da sua disponibilidade, mas da sua competência e do seu amor pela modalidade” pesou na decisão da Federação Portuguesa de Patinagem em realizar a competição na capital de distrito. De salientar, também, que no sábado, dia 24 de março, a FPP irá realizar, também em Bragança, a assembleia-geral de clubes. 

Já o presidente da Associação de Patinagem do Porto (APP), entidade responsável pelo torneio e que há já duas décadas não organizava o Inter-Regiões, referiu que esta é “uma oportunidade única”. “A última foi há 20 anos e há 20 anos que a Associação de Patinagem do Porto não realizava um Inter-Regiões. Há 20 anos foi em Bragança e a comemorar o nosso octogésimo aniversário fizemos questão e muita força para que o evento fosse aqui em Bragança”, comentou Delfim Ribeiro, visivelmente satisfeito por este regresso, num ano em que a APP celebra as suas 80 primaveras.

 

Há 20 anos, a realização do Torneio inter-Regiões em Bragança foi a rampa que serviu de lançamento para a carreira de Ricardo Figueira. Atleta brigantino de alto gabarito que, para além de representar alguns dos mais importantes clubes de hóquei em patins, foi 45 vezes internacional por Portugal, tendo-se mesmo sagrado campeão do mundo em 2003 

 

Presente na conferência de imprensa, a convite, esteve Ricardo Figueira, atleta que iniciou a sua carreira no Académico e que foi 45 vezes internacional por Portugal e campeão do Mundo, em 2003. “Sempre que me convidarem a vir a Bragança, eu farei um esforço para vir. É longe e, ontem, a viagem já foi depois de um dia de trabalho, custou um bocadinho, mas é bom porque eu sou orgulhosamente transmontano, não me farto de o dizer em Lisboa e toda a gente sabe que eu sou de Bragança e que as minhas origens estão cá”, contou o brigantino e internacional português, confessando-se “feliz” por estar na apresentação de um torneio que, há 20 anos, o lançou para a ribalta enquanto atleta de topo. “Foi um torneio muito importante na minha carreira, que funciona como uma montra para os miúdos, estamos a falar de atletas com menos de 15 anos, que estão a tentar perceber como vais ser a sua vida no hóquei e, em geral, e este torneio pode dar-lhes um cheirinho daquilo que poderá ser o seu futuro”, revelou o, agora, médico Ricardo Figueira. Não sabendo, ainda, se poderá estar presente no torneio que foi a sua rampa de lançamento, o ex-atleta deixa um conselho: “o desporto é muito bonito, mas temos de pensar mais à frente. Até porque o hóquei não dá para viver para o resto da vida. É importante praticar desporto, mas mais importante ainda é planear o futuro e levar a sério os estudos”.     

De salientar que a receção oficial às equipas e aos técnicos acontecerá já esta quinta-feira, dia 22 de março, pelas 18 horas, na Sala de Formação do Município de Bragança.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

IP prevê investir 30 milhões para reforçar segurança na linha do Douro

PSD quer esclarecimentos sobre segurança na linha do Douro