Percurso de família benfeitora é inseparável da história da freguesia

As casas e edifícios pincelados em tons de amarelo parecem pertencer à beleza natural da localidade. Cores que fazem parte da actual história e ajudaram a construir um passado que levou o nome de Jerusalém do Romeu, no concelho de Mirandela, pelo mundo fora.

Atravessada pela antiga linha de comboio, a localidade parece ter saído directamente de um livro de contos, em que os benfeitores ajudam os mais necessitados e apoiam a construção duma aldeia que ficará para sempre ligada ao seu nome.
De passagem pela região, um grande negociante agrícola, Clemente Menéres, apaixonou-se por Romeu e deu início a um enamoramento que perdura há mais de 130 anos, atravessando cinco gerações.
Oriundo da Vila da Feira, Clemente Menéres, negociante de vinhos e cortiças no norte da Europa e Brasil, chega a Romeu para comprar sobreiros (que até à data não tinham muito valor), criando, deste modo, a Quinta do Romeu, à qual se seguiria a Sociedade Clemente Menéres, Lda.
Durante a sua vida, o negociante construiu, ainda, uma escola primária, assegurando os salários dos professores. A sua influência e pressão foram, também, importantes para que o comboio passasse por Romeu, onde chegou em Agosto de 1905.
Após a sua morte, o filho José continua o seu trabalho enquanto benfeitor, fundando a Cooperativa Por Bem (que abastecia os habitantes locais com mercearia) uma Casa do Povo com consultório médico, farmácia e biblioteca, onde também se fez teatro e passaram filmes.
A José Menéres sucede o seu irmão, Manuel, responsável pela melhoria de condições de vida das populações de Vale de Couço, Vila Verdinho e Romeu. O descendente cria uma creche, um jardim-de-infância, recupera a antiga estalagem Maria Rita, onde o seu pai chegou a ficar instalado, transformando-a em restaurante e o Museu de Curiosidades.
Volvido mais de um século desde que o primeiro do clã Menéres passou por Romeu, a população continua a recordar os actos de generosidade e as obras criadas por esta família.

Romeu é conhecida pelo património, antiga estação de caminhos-de-ferro, restaurante Maria Rita e Museu de Curiosidades

O peculiar nome da freguesia de Romeu, que integra as aldeias de Vimieiro e Vale de Couço, deve-se à Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, mais tarde conhecida como Ordem de Malta, que ali teria uma dependência na época medieval.
De passagem pela localidade, o Museu de Curiosidades é um ponto de paragem obrigatório. Recheado com objectos antigos recolhidos por elementos da família Menéres, o espaço permite conhecer antigos documentos deste núcleo, bem como carros, aparelhos de música e cinema, roupas, máquinas fotográficas, relógios e máquinas de costura, entre outros.
Os curiosos podem, ainda, visitar o santuário dedicado a Nossa Senhora de Jerusalém (que deu o nome à propriedade dos Menéres), construído a pedido de uma pastora, a quem a Santa apareceu. Trata-se de um belo templo, enriquecido por um lago e paisagens soberbas.
As igrejas da freguesia e cruzeiros também merecem a paragem de qualquer visitante.



SHARE:

Parâmio guarda fonte milagrosa

O último oleiro do Felgar