Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
O município de Vila Real assume o custo destes testes

Vila Real avança hoje com rastreio a 279 utentes de lares do concelho

Lusa em Qui, 16/04/2020 - 12:08

O município de Vila Real arranca hoje com um programa de rastreio à covid-19 que vai abranger 279 utentes de estruturas residenciais para idosos e da Associação de Paralisia Cerebral do concelho.

“Há muito tempo que queremos testar os nossos idosos nos lares, mas tínhamos que ter testes fiáveis, testes que fossem monitorizados pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro I - Marão e Douro Norte”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos.

A 30 de março, o Governo anunciou o lançamento de uma operação de testes em todos os lares de idosos dos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora, Guarda e, um dia depois, o primeiro-ministro disse que esta seria a primeira etapa de uma operação cujo objetivo era o de o cobrir todo o país, a partir de 06 de abril.

“Tendo nós presente que as instituições de ensino superior e a Segurança Social ainda demorariam mais alguns dias a operacionalizar o processo, nós decidimos, mal os testes ficaram disponíveis, adquiri-los e avançamos”, salientou o autarca socialista.

O município de Vila Real assume o custo destes testes, efetuados com zaragatoa, e cujos resultados deverão ser conhecidos até ao próximo domingo.

O rastreio vai ser feito por um laboratório privado “devidamente credenciado” e conta com o apoio e acompanhamento do ACES Marão e Douro Norte, o que, segundo o autarca, “assegura a validade dos resultados obtidos”.

A medida foi tomada devido à “especial vulnerabilidade das populações idosas à covid-19” e será implementada nas estruturas residenciais do concelho, com protocolos estabelecidos com a Segurança Social.

De acordo com o município, entre hoje e sexta-feira serão testados todos os utentes do Centro Social e Paroquial (CSP) da Campeã, CSP de Mateus, CSP de São Tomé do Castelo, CSP de Santo António, Lar da Imaculada Conceição da Santa Casa da Misericórdia, Associação Paz e Amizade, Lar de Idosos de Lordelo e a Residência Dom Rodrigo.

O rastreio inclui ainda os 14 utentes da Associação de Paralisia Cerebral (APC) de Vila Real.

No total, segundo a autarquia, vão ser testados 279 utentes.

As instituições locais possuem planos de contingência, estão a funcionar ‘em espelho’, em turnos de 15 dias, e o município preparou um centro de acolhimento temporário para dar resposta a doentes covid-19 assintomáticos ou pessoas que necessitem de fazer isolamento.

Entre as medidas de apoio às IPSS do concelho (lares, serviços de apoio domiciliário e centros de dia), Rui Santos anunciou ainda a distribuição, a partir de sexta-feira, de cerca de 65 mil máscaras.

O autarca lembrou que também os cerca de 70 utentes do Lar Nossa Senhora das Dores foram testados, aquando do surto detetado naquela instituição.

No dia 22 de março foi conhecido o primeiro caso de um idoso infetado no lar, localizado no centro da cidade de Vila Real.

Entre utentes e funcionários o número de infetados nesta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ascendeu aos cerca de 100 e, depois de uns dias de indecisão, o edifício foi evacuado e descontaminado e os residentes espalhados por quatro unidades hospitalares.

Na segunda-feira iniciou-se o regresso, que será faseado, dos utentes ao lar, entre os quais o primeiro a dar positivo à covid-19, um doente oncológico que já recuperou do novo coronavírus.

Hoje mesmo regressarão à IPSS mais 18 idosos, que foram infetados e já testaram negativo à covid-19.

Rui Santos acredita que o Lar Nossa Senhora das Dores ajudou a chamar atenção do país para o problema que se vive nestas instituições por causa da pandemia.


Facebook Twitter
Partilhar



+ Reportagens

Vila Real
Vila Real perde população, aumenta o turismo e atrai empresas

Os dados estatísticos da PORDATA revelam que Vila Real aumentou o número de empresas não financeiras, unidades hospitalares e alojamentos turísticos.


+ Entrevistas

Vila Real
"A música é quase como uma oração para me proteger"

“Entrevista com Diogo Seixas mais conhecido pelo nome artístico D-Lay, é um rapper Vilarealense, que desde muito jovem teve um gosto enorme pela musica. 

Vila Real
Rui Santos promete regressar em 2020, melhor que em 2019.

“Somos a mais pequena de todas as organizações completamente amadora a fazer um circuito com estas caraterística numa prova FIA, o segredo é isso a paixão o amor e é também a qualidade que colocamos na organização deste evento”, Rui Santos, Presidente da Câmara de Vila Real.

Vila Real
“A minha grande escola de vida foi o jornalismo”

Natural de Sabrosa, doutor em Cultura Portuguesa e mestre em Ciências da Comunicação, a Alexandre Parafita é-lhe escasso o tempo para ser tanta coisa, como professor, escritor, etnógrafo e jornalista, entre várias outras. 


+ Galerias

Caloirada aos Montes
50º Circuito Int. de Vila Real
Rock Nordeste 2019
Mouços - Srª da Pena - Vila Real
5º infowine.forum

+ Vídeos


Vídeo Promocional de Vila Real
Vila Real
Vila Real
Vila Real
Reino Maravilhoso
Alvão e Marão
Linha do Corgo  - Reportagens de 1960 a 1980
Linha do Corgo, de 1960 a 1980

Opinião

Retrato de Preto
Ana Preto
Das palavras que nos desqualificam
23/02/2021
Retrato de Guerra
Luis Guerra
Olhares e paisagens
23/02/2021
Retrato de luis
Luis Ferreira
Salas virtuais
21/02/2021
Retrato de igreja
Manuel Igreja
As vessadas
20/02/2021

+ Vistas (últimos 15 dias)

Salvou uma raposa e ganhou companhia diária ao jantar em Oleiros
// Bragança
Artur Nunes “estupefacto” com exclusão de prolongamento do IC-5
// Miranda do Douro
GNR fecha associação e multa quatro pessoas em Vimioso
// Vimioso
Dois feridos graves em colisão que envolveu uma carroça
// Carrazeda de Ansiães
GNR deteve casal em Mogadouro e recuperou material furtado de casas
// Mogadouro

Publicidade Google

Publicidade


CRONISTAS

Retrato de fernando
Fernando Campos Gouveia
Retrato de barroso
Barroso da Fonte
Retrato de magda
Magda Borges
Retrato de bob
António Bob Santos
Retrato de bj
Batista Jerónimo
Retrato de leon
José Leon Machado
Retrato de marta
Marta Liliana
Retrato de Carmo
Ana Carmo
Retrato de Angela
Ângela Bruce
Retrato de Nuno
Nuno Magalhães
Retrato de ana
Ana Soares
Retrato de Jorge Nunes
Jorge Nunes
Para sugestões, informações ou recomendações: [email protected]

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes