A programação cultural de Verão, promovida pela Câmara Municipal de Chaves, vai começar já para a semana. O seu conteúdo foi divulgado na passada terça-feira pelo vereador da cultura, Luís Fontes.

Com três ou quatro excepções pelo meio, as actividades culturais de Verão deste ano vão ter por palco a praça de Camões, em frente à Câmara Municipal. Esta concentração justifica-se por aquele ser um espaço "agradável" e com uma "dimensão invulgar" no centro histórico e onde é possível evitar o "incómodo" do barulho dos carros, explicou Luís Fontes. No entanto, a repetição de espectáculos na praça pretende também não baralhar as pessoas. "Se as actividades fossem espalhados por diversos locais, as pessoas acabam por não saber a quantas andavam. Desta forma sabem que se passarem pela praça de Camões à noite estará sempre a acontecer qualquer coisa", justificou o edil.

A música, nos seus mais variados estilos, será, de longe, o espectáculo predominante. Em 80 actividades previstas para os quatro meses de Verão, mais de metade estão relacionadas com espectáculos musicais. O teatro e o cine-cidade, (projecção de filmes), também vão ser uma das "marcas fortes", ocupando uma boa parte da agenda cultural.

Porém, uma das grandes novidades deste ano são as noites dançantes. Com estes espectáculos, quatro no total, "que contarão com as melhores orquestras do país", a autarquia quer fazer "lembrar as verbenas de antigamente, transformando a praça num extenso recinto de dança".

A "Chaves Romana- Tito Vespasiano" é o outro espectáculo que faz parte dos originais. Trata-se de um vasto cortejo, onde cerca de 130 personagens vão recriar os hábitos e costumes dos romanos que, como se sabe, tiveram uma forte presença na cidade. O desfile, que percorrerá o centro histórico da cidade, irá iniciar-se já na próxima semana, de segunda a sexta-feira. E voltará a repetir-se na primeira semana de Julho e Agosto.

Inédita será ainda a Mostra Filatélica, que irá decorrer de 6 a 15 de Julho. Nessa data será também lançado um catálogo com a história filatélica de Chaves e será editado um carimbo comemorativo das festas da cidade, que será lançado no dia 6 de Julho na estação de correios de Chaves.

O conjunto das actividades previstas, e que irão aparecendo calendarizadas no "Cartaz" do Semanário Transmontano à medida da sua realização, vão custar cerca de 15 mil contos, comparticipados pela Câmara Municipal, Plano Operacional Regional do Norte, Instituto Português de Artes e Espectáculos e ainda um outro organismo desconcentrado do Ministério da Cultura.

Durante o encontro com a comunicação social, Luís Fontes aproveitou ainda para fazer um balanço do programa cultural de Inverno que agora terminou. O autarca garante que se conseguiram "fidelizar públicos" e "fazer novas conquistas", tornando a cultura uma "prática regular".



PARTILHAR:

Presidente do CCP critica embaixador português em França

ICERR anuncia milhões para mudar estradas