A Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, a Alheira de Mirandela, o Museu do Abade de Baçal, em Bragança e a Posta à Mirandesa foram consideradas pelos portugueses como extraordinárias. As Terras de Trás-os-Montes arrecadaram quatro galardões na segunda edição do prémio “Cinco Estrelas Regiões”.

Os vencedores foram revelados no dia 17 de maio, durante uma Gala que decorreu no Solar do Vinho do Dão, em Viseu. Artur Nunes, Presidente do Conselho Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, recebeu o galardão em nome do território. Durante a cerimónia fez questão de salientar a importância desta distinção para as Terras de Trás-os-Montes, enquanto fator de reconhecimento da excelência de produtos e locais da região, referindo tratar-se de um prémio que vem valorizar a oferta existente e contribuir para o seu reconhecimento em termos turísticos.

Na altura, disse também que este galardão se assume como um incentivo para o trabalho que está a ser desenvolvido pela CIM das Terras de Trás-os-Montes, nomeadamente, no que diz respeito à criação e implantação da marca territorial Terras de Trás-os-Montes. Uma marca que se pretende agregadora dos produtos e serviços do território, assumindo-se como um dos pilares para a valorização e promoção interna e externa da região. Este prémio vem contribuir para dar visibilidade este trabalho e confirmar que as Terras de Trás-os-Montes já são reconhecidas, pelo público, como um território representativo do que de melhor existe em Portugal.

Na primeira edição do Prémio o território obteve um galardão com a Alheira de Mirandela a ser reconhecida como um produto cinco estrelas pelos portugueses. À renovação deste título, na categoria de produtos tradicionais Portugueses, juntam-se, este ano, mais três ícones regionais. A Albufeira do Azibo foi distinguida na Categoria de Reservas, Paisagens e Barragens, o Museu do Abade de Baçal, foi eleito na categoria de Museus, enquanto que a Posta à Mirandesa venceu na categoria Cozinha tradicional.

O “Prémio Cinco Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, através de um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o que de melhor existe em cada uma das 20 regiões nacionais no que toca a recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional, bem como premeia empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional. Tal é efetuado através de uma votação nacional, que este ano envolveu mais de 222mil indivíduos.

Os portugueses identificaram, para cada um dos distritos, o que consideram extraordinário a vários níveis. Esta votação foi gerida pela Multidados.com, uma das empresas de estudos de mercado parceiras dos Prémios Cinco Estrelas.



PARTILHAR:

Câmara de Vila Real lança concurso para a obra da Av. Carvalho Araújo

Albufeira do Azibo distinguida com Prémio Cinco Estrelas Regiões