Comando Distrital de Operações de Socorro testa, em "incêndio industrial", a articulação entre os bombeiros, a GNR e o Serviço Municipal de Proteção Civil de forma a preparar futuras intervenções em situações do género no concelho.

 

Um incêndio deflagrou esta quarta-feira, pelas 16 horas, na Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros, mais precisamente no interior do armazém da “Trovidoce”, fazendo dois feridos, um com queimaduras de 2º grau nos membros superiores e inferiores e outro por inalação de fumo.

Dado o alarme e apesar de terem sido, imediatamente, acionados os mecanismos da própria empresa, os trabalhadores dirigiram-se para o exterior com as chamas ainda descontroladas e a consumirem o armazém. Após ter sido dado o alerta através do 112, a resposta veio oito minutos depois com a chegada ao teatro de operações da equipa de intervenção dos bombeiros voluntários que tiveram, ainda, de proteger os depósitos de gasóleo localizados do outro lado da estrada.

Logo de seguida, a GNR, já no local, estabeleceu um perímetro de segurança em toda a área, cortando o trânsito e evacuando os armazéns contíguos. Pese embora o contínuo e intenso combate às chamas, os bombeiros não conseguiram impedir que o telhado do armazém desabasse. Enquanto os dois feridos eram conduzidos ao hospital, os trabalhadores do Serviço Municipal foram mobilizados, assim como o piquete da empresa de energia.

E apesar de tudo não ter passado de um exercício que pretendeu, também, celebrar o Mês da Proteção Civil, a verdade é que foi levado bem a sério pelas autoridades.

O simulacro em versão de “Incêndio Industrial”, entre a Proteção Civil de Macedo de Cavaleiros e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança procurou treinar não só as respostas de proteção e socorro a situações do género no concelho macedense que possam vir a acontecer de futuro, mas, também, os mecanismos de articulação entre os vários agentes que participaram no "exercício à escala real" como os bombeiros, a GNR e o Serviço Municipal de Proteção Civil.

No final, a avaliação feita pelos diferentes intervenientes foi considerada, globalmente, positiva.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Artesã Palmira Falcão confeccionou a capa de honras para mulheres

Novo Portal Geográfico ao serviço dos cidadãos