A gastronomia do Nordeste Transmontano vai ganhar um novo cardápio, elaborado pelo cozinheiro português Michel a partir de produtos e sabores tradicionais, que estão expostos entre hoje e domingo num certame, em Vila Flor.

Michel é o convidado especial da segunda edição da feira regional de produtos e sabores \"Terra Flor\" e, durante os quatro dias do certame, irá elaborar, ao vivo, pratos culinários com o que de mais típico existe nesta região.

Da criatividade do cozinheiro deverá sair um menu de receitas denominado \"Terra Flor\", com novas propostas gastronómicas para oferecer a quem visita a região.

O trabalho do chefe de cozinha será facilitado pela variedade de produtos desta zona do distrito de Bragança, o centro daquele que é considerado um dos vales mais férteis do país, o vale da Vilariça.

O microclima deste vale é propício a quase todo o tipo de culturas, desde a vinha aos pomares e aos produtos hortícolas, incluindo o melão, nas variedades carrasco e lagarto, que está a ser alvo de um projecto de melhoramento da espécie pela Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O presidente da autarquia local, Artur Pimentel destaca, no entanto, aquele que considera ser o \"produto-rei\" desta zona: o azeite.

O programa da feira \"Terra Flor\" dedica dois dias a este produto, nomeadamente com a realização de jornadas técnicas sobre o tema.

A região de Trás-os-Montes é a principal produtora de azeite em Portugal, com 33 por cento do total nacional.

De acordo com o presidente da associação de olivicultores, Meneres Manso, \"existem, na região, castas de azeitona de excepcional qualidade, com características especiais ao nível do aroma, sabor e conservação, que não há em qualquer outro lugar do mundo\".

Para este dirigente, a olivicultura transmontana tem condições para valorizar o seu produto e colocá-lo no mercado a preços semelhantes aos praticados por regiões como a Toscânia (Itália), onde se produzem alguns dos azeites mais caros da Europa.

A feira \"Terra Flor\", com mais de 200 expositores, organizada pela autarquia e associação cultural e recreativa locais e pela associação para o desenvolvimento da Terra Quente (Desteque), tem como propósito promover os produtos regionais.



PARTILHAR:

Instituição duriense ainda não viu «um cêntimo» da venda de garrafas

Em busca de cooperação