O número de mortes associadas à covid-19 no Lar da Misericórdia de Miranda do Douro, distrito de Bragança, subiu para seis e todos os 66 utentes estão infetados pelo SARS-CoV-2, disse hoje à Lusa a provedora da instituição.

"Temos a lamentar a morte de mais dois utentes. Trata-se de duas mulheres, uma com 67 anos e outra na casa dos 85 anos que estavam muito debilitadas. Uma das utentes faleceu ao final da tarde sábado e a outra se madrugada de hoje", afirmou Jacinta Fernandes.

De acordo com a provedora, atualmente três dos utentes estão internados numa unidade hospitalar de Bragança.

"Para já a situação está estável, não havendo agravamento dos sintomas entres os utentes institucionalizados" referiu.

Na quarta-feira, foram igualmente registadas duas mortes associadas à covid-19, tratando-se de duas mulheres com 67 e 92 anos que padeciam de outras doenças.

A primeira morte associada à covid-19 naquele lar aconteceu na segunda-feira, tratando-se de um homem de 93 anos que também tinha outras patologias associadas.

Dos testes efetuados na terça-feira há o registo do aumento de casos positivos entre os funcionários cujo número subiu para 28 dos 42 pessoas que trabalham no lar.

Um surto de covid-19 atingiu em dezembro 60 dos 74 utentes e 16 dos 42 funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro.

O primeiro caso positivo para o novo coronavírus naquela instituição foi registado em 23 de dezembro.

De acordo com o boletim epidemiológico emitido na sexta-feira pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, a que a Lusa teve acesso, o concelho de Miranda do Douro registava 210 casos ativos de covid-19.

FYP // ZO Lusa



PARTILHAR:

Opinião + Jovem, é a nova rúbrica mensal do Diário de Trás-os-Montes!

Movimentos pedem tomada de posição dos candidatos sobre plano mineiro