Rui Vaz, antigo militante do PS vai apresentar candidatura à Câmara de Macedo de Cavaleiros como independente com o Movimento "Unidos por Macedo", anunciou hoje em Macedo de Cavaleiros.

De referir que ele se desfiliou-se do PS de Macedo de Cavaleiros em nota enviada na semana passada à Comunicação Social acompanhada de uma carta ao presidente da Federação Distrital de Bragança onde explica os motivos da sua saída depois de 18 anos de militância.

Hoje com surpresa e estrondo volta a candidatar-se à Câmara de Macedo, com um projeto alternativo e como independente.

De salientar que Rui Vaz já foi candidato do PS à Câmara de Macedo de Cavaleiros em 2009 e 2013, sendo sempre perdedor.

 

Um dos socialistas mais conhecidos de Macedo de Cavaleiros, Rui Vaz, decidiu desfiliar-se do partido e anunciou hoje que vai ser candidato independente a esta câmara do distrito de Bragança liderada pelo PS.

Rui Vaz tentou sem sucesso, por duas vezes, conquistar para o PS a autarquia ao PSD, partido que esteve 16 anos consecutivos no poder até, nas últimas eleições autárquicas, de 2017, o médico Benjamim Rodrigues ter conseguido a liderança do município para os socialistas.

A escolha do candidato nessas eleições foi polémica internamente e marcou o início do afastamento de Rui Vaz, que foi presidente da concelhia local do PS, fez parte dos órgãos distritais e da preparação de vários atos eleitorais em que acabou como vereador por três vezes.

Rui Vaz disse hoje à Lusa que em 2017 não avançou com uma candidatura como independente para não prejudicar o objetivo de o PS tirar o PSD do poder “porque havia necessidade de mudança no concelho”.

O objetivo foi alcançado, mas a meio do mandato socialista foram tornadas públicas divisões internas, nomeadamente com o braço direito do presidente, e vice-presidente da câmara, Pedro Mascarenhas, a renunciar aos cargos que ocupava no município e a demitir-se de presidente da concelhia do PS, cargo agora ocupado pelo autarca Benjamim Rodrigues.

Rui Vaz adiantou que na preparação do processo autárquico de 2017 foi abordado por várias pessoas para avançar como independente e entende que estão agora reunidas condições para dar esse passo.

“À terceira diz que é de vez e eu espero bem que sim”, é a expectativa expressa pelo agora candidato, que concorreu e perdeu pelo PS nas autárquicas de 2009 e 2013.

Rui Vaz enviou na semana passada uma carta aos militantes do concelho a anunciar que se desfiliou do Partido Socialista, de que era simpatizante “há cerca de 30 anos” e do qual foi militante “durante 18 anos”.

“As estruturas partidárias estão tomadas pelo ‘amiguismo’, pelo favorecimento, o grupo, os amigos e eu não me revejo neste tipo de situações”, afirmou.

Hoje, Rui Vaz apresentou-se sozinho como candidato e prometeu no tempo certo apresentar a equipa que espera reunir junto “das várias sensibilidades partidárias e daqueles que nunca acreditaram nos partidos”.

A formalização da candidatura exige ainda a recolha de assinaturas correspondentes a três por cento dos eleitores do concelho e, segundo disse, vai avançar na forma de movimento independente com o nome de “Unidos por Macedo”.

O candidato assumido quer ser “uma solução alternativa” à atual situação política do concelho transmontano, onde, “entre os dois maiores partidos (PS e PSD), as coisas não têm estado bem e na governação (socialista) da câmara também não”, considerou.

Rui Vaz torna-se, assim, no primeiro candidato às eleições autárquicas do próximo ano a assumir-se publicamente, entre os 12 concelhos do distrito de Bragança.

Texto: António Pereira e Lusa, Foto: Rádio Onda Livre



PARTILHAR:

Câmara alerta para problemas ambientais graves no aterro sanitário

Butelo e Caretos no Carnaval de Bragança