Maria de Lurdes Rodrigues desloca-se à escola do Primeiro Ciclo de Vila Verde da Raia, uma das 43 do concelho de Chaves que este ano reabriu para acolher 39 alunos, dos quais quatro são transportados das aldeias vizinhas de Lamadarcos e Vila Frade.

Frequentam as escolas do primeiro ciclo de Chaves cerca de 1.500 alunos, num novo ano lectivo marcado pelo encerramento de centenas de escolas primárias.

A partir de hoje e até sexta-feira, cerca de 1,6 milhões de alunos, do pré-escolar ao secundário, regressam às aulas.

De acordo com o Ministério da Educação, 1.460 estabelecimentos da antiga primária, cerca de 20 por cento do total, já não deverão abrir portas este ano, depois de terem sido identificados pela tutela e pelos municípios por terem poucos alunos, níveis elevados de insucesso escolar ou más condições, mas a lista definitiva só será conhecida no final da semana.

Segundo fonte da autarquia de Chaves, as 39 escolas encerradas, enquadram-se «obrigatoriamente» numa finalidade de âmbito social, cultural ou recreativo, de acordo com o que ficar estipulado na Carta da Rede Social de Chaves, que está a ser concluída.

O concelho de Chaves tem 45 mil habitantes, dos quais 8.526 têm mais de 65 anos, o que representa cerca de 25 por cento do total da população.

No entanto, porque os mais idosos ainda não dispõem do apoio necessário no concelho, a autarquia pretende aproveitar os edifícios das escolas do primeiro ciclo prioritariamente para a criação de centros de convívio, centros de dia, centros comunitários ou lares.

A maioria dos 39 estabelecimentos a encerrar tem, no máximo, seis alunos e os encerramentos vão afectar 165 alunos, que terão de se deslocar para escolas de localidades vizinhas.

Os alunos das escolas encerradas representam 12 por cento do total.

A cidade de Chaves depara-se com um problema de sobrelotação em algumas escolas e o plano de reordenamento da rede escolar prevê a construção de raiz de dois centros escolares, com capacidade para cerca de 500 alunos.



PARTILHAR:

11 câmaras de vídeo

Protestos pelo encerramento