A empresa Estradas de Portugal (EP) iniciou, ontem, no Itinerário Principal 4 (IP4), a instalação de equipamentos para monitorizar automaticamente o trânsito. Em comunicado, a EP revelou que o equipamento é constituído por 11 câmaras de vídeo, 10 painéis de mensagens variáveis, 10 sensores de tráfego e seis estações de meteorologia.

Com estes meios será possível conhecer em permanência as condições de circulação nalguns troços do IP4 e fornecer aos automobilistas informação sobre os condicionamentos pontuais, designadamente os relacionados com condições climatéricas ou acidentes (recorde-se que, em 11 anos, já morreram, no IP4, 250 pessoas).

A primeira fase de instalação do sistema durará até ao próximo mês e apenas obrigará a trabalhos nas bermas, \"não sendo previsíveis impactos negativos na circulação rodoviária\", refere o comunicado da EP.

A instalação do equipamento no IP4 insere-se num plano mais vasto da empresa para expandir o Sistema Integrado de Controlo e Informação de Tráfego a um total de três mil quilómetros de estradas.

O plano, que representa um investimento global de 5,5 milhões de euros, prevê a instalação de equipamentos similares em vias como o IP3 (Chaves-Viseu ) e o IC6 (Covilhã-Coimbra).



PARTILHAR:

Comerciantes lançam cursos de formação

Regresso às aulas